Americana registra primeiro caso de Varíola do Macaco

O paciente, um homem de 27 anos,  encontra-se estável e em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Vigilância e pelo Serviço de Assistência Especializada em Infectologia

A Vigilância Epidemiológica de Americana informou nesta quarta-feira (27), que o Instituto Adolfo Lutz confirmou o primeiro caso de MonkeyPox (Varíola do Macaco), no município.

O paciente, um homem de 27 anos,  encontra-se estável e em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Vigilância e pelo Serviço de Assistência Especializada em Infectologia (SAE).

Não há histórico de viagem do paciente ao exterior e nem contato com viajantes.

A Vigilância reforça a importância dos serviços de saúde se atentarem aos casos de pacientes com lesões cutâneas (pápulas, vesículas, crostas), em que tenham sido descartadas outras doenças com sintomas similares, além de dor de cabeça, presença ou não de febre, linfonodos aumentados, dor nas costas e fraqueza.

Pacientes que tenham viajado para áreas endêmicas ou tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados também deverão ser monitorados.

A transmissão ocorre por contato direto com as lesões e secreções de pessoas infectadas e também pela dispersão de gotículas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria