Americana terá residência terapêutica em saúde mental

O serviço atenderá pessoas portadoras de transtornos mentais graves e tem como objetivo desinstitucionalizar o paciente

A Secretaria de Saúde de Americana informou nesta terça-feira (2) que o município irá contar, em breve, com o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), também conhecido como residência terapêutica, unidade localizada no ambiente urbano, constituída para atender pessoas portadoras de transtornos mentais graves, que tem como objetivo desinstitucionalizar o paciente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, será lançado um chamamento público para a contratação do serviço, incluindo equipe de profissionais e aluguel do imóvel. As informações já foram enviadas à Secretaria de Administração, que está elaborando o edital para publicação.

“Com a residência terapêutica implantada será possível atender melhor a demanda, porque muitos pacientes serão assistidos no próprio município, voltando ao convívio em sociedade e melhorando a qualidade de vida”, explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

De acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, as residências terapêuticas são uma alternativa de moradia para pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos, devendo ser desinstitucionalizadas e reinseridas ao convívio social. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contam com suporte familiar e social suficiente para garantir espaço adequado de moradia.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria