Manuela Possente: Tomar banho quente faz mal para pele e cabelo?

Tomar um banho quentinho para descansar e relaxar após um dia estressante de trabalho, pode ser uma ótima opção. Mas, há alguns males por trás da ducha mais quente.

Quando chega o outono é comum que as pessoas usem água mais quente na hora do banho. Esse hábito, bem como ficar muito tempo no chuveiro, não é bom para o cabelo e nem para a pele. Pois, a água quente remove a camada protetora.

No couro cabeludo a água quente aumenta a secreção da glândula sebácea, causando oleosidade e a proliferação de fungos causadores de caspa. Para o corpo a água muito quente leva a um ressecamento que provoca inflamações chamadas de dermatites.

Problemas causados pela água quente

Queda de cabelo: É normal durante o banho perder, em média, de 50 a 150 fios de cabelo. Mas, se a água estiver muito quente, esse número pode aumentar muito, provocando uma queda desnecessária. Portanto, prefira a água morna.

Oleosidade: Um dos motivos para o aumento da secreção das glândulas sebáceas no couro cabeludo é a água quente. Isto pode provocar um aspecto sujo e oleoso para os cabelos. Outros lugares ricos em glândulas sebáceas também podem ser afetados, como rosto, orelhas e tronco.

Caspa: Como é ruim ter caspa! Ela pode aparecer por vários motivos e o uso frequente de água quente é um deles. As casquinhas brancas são resultados de descamação acompanhada de oleosidade causada por um fungo.

Pele áspera: A camada manto-lipítica da pele, responsável pela textura suave, é prejudicada. Portanto, esse hábito de tomar banhos quentes também pode ser um grande vilão para a beleza da pele.

Dermatites: Como a pele perde a capacidade de proteção, ela se torna mais suscetível a irritações, e qualquer agente estranho pode agredi-la, uma vez que está sensibilizada.

Temperatura ideal: Em dias mais frios é muito difícil tomar um banho com água mais fria. Portanto, o ideal seria a água morna. Faça o teste na pele do pulso, se a água estiver agradável e não “pelando”, esta seria a temperatura ideal para não fazer mal ao couro cabeludo e pele.

Sabonetes hidratantes: Para quem não abre mão de um banho mais quente, os sabonetes com propriedades hidratantes podem minimizar o ressecamento. Cremes também podem ser aliados, assim como os óleos de banho, que são aplicados antes ou durante a ducha.

Dicas para evitar o ressecamento da pele:

Tomar banhos rápidos (8 minutos é o tempo suficiente);
A temperatura da água deve ser morna ou fria;
Escolher sabonetes neutros, de glicerina ou com hidratantes em sua composição;
Não usar buchas e não esfregar exageradamente a pele durante o banho;
Usar cremes hidratantes diariamente após o banho, com a pele ainda úmida.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Anunciar ou recomendar matéria