Americana terá ação de reforço contra a Poliomielite neste sábado

A ação vai acontecer das 8h às 16h nas unidades básicas de saúde dos bairros Parque Gramado, Vila Mathiensen e Jardim Boer

A Secretaria de Saúde de Americana, em parceria com o Rotary Club Americana-Ação, irá realizar neste sábado (29) uma campanha de reforço da vacinação contra a Poliomielite e também atualizar as vacinas contempladas no calendário anual de vacinação, do Ministério da Saúde. A ação vai acontecer das 8h às 16h nas unidades básicas de saúde dos bairros Parque Gramado, Vila Mathiensen e Jardim Boer.

A vacina contra a Poliomielite é destinada às crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e todas devem receber a gotinha, independentemente de esquemas vacinais anteriores.

Já a campanha de multivacinação tem como público-alvo crianças a partir de dois meses de idade até adolescentes com 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Os pais ou responsáveis legais devem levar documento da criança ou do adolescente, CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e a carteira de vacinação de rotina.

Como estratégia para atrair as crianças, o Rotary vai disponibilizar em cada UBS um trenzinho que irá percorrer os bairros adjacentes à unidade. O passaporte para o passeio será a carteirinha de vacinação e ela deverá estar acompanhada dos responsáveis. 

Além do Rotary Clube Americana-Ação e da Secretaria de Saúde, o evento também terá a participação de funcionários da APAE-Americana que estarão atuando como voluntários. Esta é a quarta edição da parceria entre a Secretaria de Saúde e o Rotary Club Americana-Ação no reforço contra a Poliomielite. 

“Nós iremos promover um momento de descontração e lazer para as crianças e ao mesmo tempo, chamar a atenção dos pais sobre a importância de vacinar seus filhos contra a paralisia infantil”, disse o presidente do Rotary Club Americana-Ação, Jairo Guilherme da Silva.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, desde o início da Campanha Nacional contra a Poliomielite (no dia 8 de agosto) até agora, foram aplicadas 6.665 doses, o que corresponde a 63,7% de cobertura.  A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo.  A campanha termina no dia 31 de outubro.
“Esta parceria é imprescindível para o reforço da vacinação, não apenas contra a poliomielite, mas também outras doenças. Nos anos anteriores nós ampliamos a cobertura vacinal em várias regiões da cidade usando esta estratégia; estamos confiantes de que este ano não será diferente”, comentou a coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Eliana Vilas Boas. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria