Lula e Alckmin são diplomados no TSE na tarde desta segunda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília. Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros.

Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram da cerimônia.

Do lado de fora, forte esquema de segurança foi montado para proteger a sede da Corte.

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pela banda dos Dragões da Independência, do Batalhão da Guarda Presidencial.

Em seguida, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, entregou os diplomas para Lula e Alckmin. Após receber o documento das mãos de Moraes, o presidente eleito discursa.

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

1 ago 2026

O jornalista e empresário Gustavo Antoniassi, do Restaurante Dona Maria, oficializou na noite de terça-feira (28) sua candidatura a deputado

Brasil

24 jul 2026

Medida entra em vigor com a sanção presidencial e estabelece regras para compra, uso e comercialização do produto, destinado exclusivamente

Política

24 jul 2026

Denis Andia, prefeito de Santa Bárbara d’Oeste por dois mandatos, teve seu nome homologado como candidato a deputado federal durante

Brasil

24 jul 2026

Sobretaxa de 12,5% entra em vigor nesta sexta-feira (24) sob alegação de falhas no combate ao trabalho forçado; governo brasileiro

Brasil

24 jul 2026

Investigação conclui que aeronave não deveria ter decolado em condições de chuva e identifica uma cultura de descumprimento de procedimentos

Brasil

22 jul 2026

Chamado envolve os modelos Polo, Tera, Nivus, T-Cross e Virtus; problema pode provocar movimentação involuntária do veículo quando estacionado A

Anunciar ou recomendar matéria