Finanças de Americana recebem mais um certificado positivo, agora do Tesouro Nacional

Os procedimentos de gestão financeira responsável e transparente da Administração Municipal de Americana continuam resultando em dados positivos. Depois da emissão da Certidão Negativa de Débitos, a Prefeitura recebe mais uma boa notícia, desta vez, mantendo a classificação “B” com relação à análise de sua capacidade de pagamento (Capag), emitida por decisão do Tesouro Nacional.

Isto possibilita, portanto, que sejam pleiteadas e contratadas pelo Município operações de crédito junto a organismos multilaterais de crédito ou instituições oficiais federais de crédito ou de fomento, com a finalidade de financiar projetos de investimento para melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial, no âmbito de programa proposto pelo Poder Executivo federal, de acordo com as disposições da legislação pertinente em vigor.

O objetivo da Capag é identificar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo, dada pela Portaria do Ministério da Economia – Portaria ME nº 5623/2022, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

O endividamento aponta o tamanho da dívida municipal em relação à receita corrente líquida municipal; a poupança corrente se refere à relação entre despesas e receitas correntes no Município; e o índice de liquidez aponta o nível de obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa do Município.

Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado, ou Município, neste caso.

O CAPAG se tornou uma importante ferramenta de avaliação da saúde financeira dos municípios, pois ele demonstra não só a capacidade de investimento que o ente federativo pode buscar junto aos investidores nacionais ou internacionais, bem como revela a saúde financeira desse município.

“Diante dos muitos desafios que enfrentamos nos últimos anos, como a pandemia, altas inflacionárias e de preços, assim como aumentos de juros, são evidentes os esforços e a preocupação que o Prefeito Chico Sardelli tem demonstrado, sempre, com o pagamento da Dívida Consolidada e com a manutenção do equilíbrio fiscal dos indicadores econômicos de nossa cidade. Manter o CAPAG B significa dizer que mantemos as contas em dia, os pagamentos de parcelamentos e fornecedores, não dando espaço para aumento da Dívida no Município de Americana”, ponderou a secretária de Fazenda, Simone Inácio de França Bruno.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Cidades

23 jan 2026

O fim de semana em Americana será marcado por tempo instável, com presença de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e

Cidades

23 jan 2026

O Sebrae-SP, Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec) e Senai lançam no dia 29 de janeiro o

Cidades

20 jan 2026

O cruzamento da Avenida Giaconda Cibin com a Rua Professora Wilma Lenzi Tombi, no Parque Universitário, vai receber a implantação

Anunciar ou recomendar matéria