Redação Jornal Americanense

Prefeito Chico entrega reforma e ampliação da Creche Wanda

reforma da creche wanda

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), entregou oficialmente, nesta terça-feira (19), a reforma geral e ampliação da Creche Wanda Polo Müller, no Parque da Liberdade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, investiu mais de R$ 2,6 milhões nas obras, que dobraram a capacidade de atendimento da creche, passando de 50 para até 100 crianças com idade entre 0 e 3 anos. As aulas na escola foram retomadas no dia 11 deste mês.

A área construída da escola saltou de 370 m² para 520 m². A ampliação incluiu a construção de três novas salas de aula e de dois novos conjuntos de sanitários infantis. A creche também ganhou um sanitário adaptado para pessoas com deficiência. A cozinha, lavanderia e despensa foram ampliadas e realocadas, assim como o pátio, que recebeu mais de 180 m² de cobertura leve, com telhas do tipo sanduíche, e fechamento por gradil, promovendo boa circulação de ar e permitindo a visualização das árvores no fundo da creche.

O prefeito Chico Sardelli citou, em sua fala, o ex-prefeito Frederico Polo Müller e a mãe dele, patronesse da creche, ao agradecer os presentes. “Nossa obrigação é planejar e trabalhar para buscarmos concretizar os benefícios colocados em nossas propostas. A gente só consegue avançar através do trabalho de equipe e vejo a Educação focada nesse sentido. Acreditamos efetivamente que o futuro de cada criança está aqui, no ambiente escolar, por isso a Educação é prioridade para nós. Minha gratidão a cada um de vocês, estou muito feliz e nossa administração não para”, disse Chico.

A estrutura anterior foi totalmente reformada. As salas de aula foram revisadas e o telhado, completamente substituído e modernizado, com a troca das telhas de barro por termoacústicas, do tipo sanduíche, que proporcionam mais conforto térmico e acústico às crianças e educadores no interior do imóvel. As portas e janelas anteriores foram substituídas e receberam novo gradil e a creche foi inteiramente pintada, nas áreas internas e externas.

Para o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, trata-se da maior obra entregue desde o início da administração. “Posso dizer sem dúvida nenhuma que essa é a mais importante obra de infraestrutura da Educação. Primeiro porque transformou um prédio que não era preparado para o ambiente educacional e que hoje oferece esse estímulo para nossas crianças, e também porque dobra a quantidade de vagas para uma região tão importante. Hoje estamos entregando uma nova escola, a nova Creche Wanda, e esse é motivo de muito orgulho para nós, por estarmos em um ambiente desse certamente vai fazer a diferença na vida dessas crianças e da comunidade”, declarou.

O prédio ganhou novos toldos para proteger as crianças do sol e em dias de chuva nas áreas externas, além de um novo reservatório de água, com capacidade para 20 mil litros. A instalação da nova caixa d’água e do novo sistema hidráulico garantiram o abastecimento eficaz da escola, que tem um novo bebedouro para as crianças.

O jardim foi renovado com serviços de paisagismo e o plantio de mudas, assim como calçada e a sinalização viária próxima à escola, reforçada pelas equipes da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) de Americana.

Desde o dia 11, as crianças matriculadas na Creche Wanda Polo Muller contam com novos brinquedos e novo mobiliário adquirido pela Secretaria de Educação. O prédio recebeu ainda identificação visual desenvolvida pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação.

O diretor da unidade, Julio Cesar dos Santos, citou registros de solicitação de manutenção do prédio desde 2004, antes mesmo do espaço ser transformado em creche. “Entrei aqui em 2012 e hoje, onde fica a cozinha, funcionava o berçário. Hoje, estamos aqui encontrando um espaço revitalizado e pronto para atender as crianças, que são o futuro de nossa cidade, e motivo de muito orgulho”, discursou.

A cerimônia de entrega teve a presença do presidente da Câmara, Thiago Brochi, dos vereadores Leonora Périco, Lucas Leoncine e Marcos Caetano, dos secretários municipais Diego Guidolin (Planejamento), Fabio Renato de Oliveira (Meio Ambiente), Leon Botão (Comunicação e Tecnologia de Informação), Luiz Carlos Cezaretto (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Marcia Gonzaga Faria (Cultura e Turismo), da secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, e do coordenador de Planejamento da Gama (Guarda Municipal de Americana), Wendeo Santos, que representou o comandante da corporação, Marco Aurélio da Silva.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 abr 2024

Santa Bárbara está prestes a ganhar um novo centro comercial e gastronômico que promete encantar moradores e visitantes. Nas próximas

Cidades

18 abr 2024

O mistério que envolvia o Americana Mall finalmente chegou ao fim. Depois de muita expectativa, o shopping de Americana tem

Cidades

18 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (18) a revitalização de mais 10 praças em Americana. Com recursos próprios da

Cidades

18 abr 2024

Maristela Bellini Furlan Vilela, moradora de 44 anos do bairro Residencial Furlan, está desaparecida desde terça (16). Segundo relatos, a

Cidades

17 abr 2024

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma uma modernização desde 2017, a fim de ofertar um ensino

Cidades

17 abr 2024

Ofertando mais opções de compras e lazer, além de incentivar o trabalhador local, a Prefeitura de Sumaré implantou as feiras