Nova Odessa recebe no fim de semana a tradicional Festa Ligo com comidas e música típicas da Letônia

A ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta) realiza neste sábado (17) e domingo (18), no Espaço Cultural Leto “Ralfo Klavin”, no bairro Altos do Klavin, a tradicional Festa Ligo, entre outras programações esportivas, culturais e gastronômicas. O evento tem o apoio da Prefeitura de Nova Odessa e visa celebrar anualmente o solstício de verão na Letônia, trazendo diversas novidades nesta 9ª edição.

Além de comidas típicas, artesanato, danças e músicas do país do leste europeu, a programação conta com a Ligo Running (corrida e caminhada), um workshop de culinária leta, gincana, palestras etc. A atração principal é a apresentação do duo internacional formado pelas musicistas Katrina e Liene.

Segundo o presidente da ABCL, Felipe Albrecht, “a Ligo é uma tradição ancestral e continua sendo celebrada como um dos feriados mais queridos na Letônia”. “É quando o povo leto comemora o dia do solstício de verão, com a noite mais curta e o dia mais longo do ano – ou seja, é a chegada das boas colheitas”, explicou.

“A Festa Ligo está na sua 9ª edição e nosso intuito é manter essa tradição. Na Festa Ligo os convidados poderão experimentar pratos feitos aqui em Nova Odessa, mas com um toque leto. São receitas passadas de geração a geração. Quem quiser também poderá vestir trajes típicos da Letônia ou de outro país. Na Letônia, durante a Festa Ligo, as mulheres usam coroas de flores na cabeça e os homens, coroas feitas com folhas de carvalho. Estejam à vontade para usar coroas ou tiaras. Queremos que essa festa seja inesquecível”, acrescentou Albrecht.

Os letos estão entre os primeiros grupos de imigrantes trazidos da Europa no começo do século 20 para ocupar o então Núcleo Colonial, atual Nova Odessa – ao lado de russos, italianos, portugueses e espanhóis, entre outros.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

4 mar 2026

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, ligada à Secretaria de Cultura e Turismo, dará início à sua Temporada Oficial de

Cultura

27 fev 2026

A cidade de Americana será um dos destaques da sexta edição do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos, que acontece

Cultura

26 fev 2026

A festa Somos Tão Jovens – Edição 2026 já tem data marcada e promete uma noite de muita nostalgia e

Cultura

23 fev 2026

No dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, a Formiguinha Doçaria promove um mergulho na história de um dos maiores ícones do rock

Cultura

23 fev 2026

Os corpos dos integrantes da banda Mamonas Assassinas serão exumados nesta quinta-feira (26), cerca de 30 anos após o acidente

Cultura, Gastronomia

20 fev 2026

O clima de folia continua neste final de semana no Taboca de Santa Bárbara, que recebe neste domingo (22), a

Anunciar ou recomendar matéria