Redação Jornal Americanense

Psicólogos que vão atuar nas escolas apresentam plano de trabalho a gestores

Diretores, coordenadores e pedagogos participaram, nesta quarta-feira (21), de reunião para a apresentação do Plano de Ação Preliminar da Psicologia Escolar para a rede municipal de Educação de Americana. Os psicólogos, coordenados pela unidade de Educação Básica da Secretaria de Educação, falaram aos educadores em encontro transmitido online diretamente às escolas.

Os profissionais apresentaram conceito e histórico da Psicologia Escolar e um plano de ação do psicólogo escolar na atualidade, que prevê o foco nas relações e no coletivo, em um trabalho colaborativo e em parceria com a equipe presente nas escolas, com efeitos a médio e longo prazo para promover a integração de qualidade entre o aluno e a unidade escolar.

“O cerne da atuação dos psicólogos é em relação à composição da equipe multiprofissional das escolas, para dar apoio ao grupo gestor. Essa será a atuação mais forte e, na medida em que for necessário, o profissional pode fazer orientações coletivas para as famílias em reunião de pais, em pequenos grupos ou por turma”, explicou a diretora da unidade, Graciete Pereira da Silva.

A convocação de quatro psicólogos via concurso público integra o pacote de ações para reforçar e ampliar a segurança na rede municipal de Educação anunciado em abril pelo prefeito Chico Sardelli.

O pacote denominado Núcleo de Segurança Escolar inclui a presença da Guarda Municipal de Americana (Gama) nas escolas, nova patrulha escolar, a implantação do Botão do Pânico – tecnologia que permite o acionamento imediato da guarda em caso de emergência – e o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, além do Programa Escola Segura, que prevê o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, com a instalação de 933 câmeras.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, destacou o avanço promovido pela Administração Municipal para reforçar a segurança nas escolas da rede. “O ingresso dos psicólogos na rede municipal de Educação e o início das visitas nas escolas, previsto para a próxima semana, complementa o trabalho de construção de um ambiente de ensino e aprendizagem acolhedor e de qualidade”, destacou.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 jul 2025

Em um marco significativo para a saúde pública de Americana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região

Saúde

3 jul 2025

O ambiente da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana ganhou um clima especial nesta quinta-feira (3), com

Saúde

27 jun 2025

O Espaço TEA, mantido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a oficina “Cuidar de Quem

Saúde

27 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 3.895 atendimentos no mutirão de cirurgias eletivas,

Saúde

26 jun 2025

Com a queda das temperaturas, o inverno exige atenção redobrada com a saúde, especialmente do coração. O cardiologista e diretor

Saúde

24 jun 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Walter Jorge Paulo”, no

Anunciar ou recomendar matéria