A dedetização e aplicação de fumacê no combate a mosquitos, inclusive ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chega a novas escolas da rede municipal de Educação, nesta semana.
Nesta segunda-feira (17), a ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho”, Casas da Criança Jaguari e Taraguá, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Araçari e Creche Tupã, entre 16h e 17h. Na terça-feira, mesmo horário, o trabalho será executado nas Casas da Criança Manacá, Panamby e Pitanga e nas EMEIS Batuíra e Cunhataí.
Com o retorno dos educadores após o recesso escolar, a dedetização ocorre mais tarde, das 16h30 às 17h30. Na quarta-feira (19), serão contempladas as EMEIs Aracati, Ceci, Corimbó e Tangará e a Casa da Criança Tahira. Na quinta-feira, é a vez da Casa da Criança Graúna, das Creches Anajá e Chuí e das EMEIS Carandá, Manaí e Curumim. As Casas da Criança Curió, Taraguá e Urupê e a EMEI Patativa recebem as equipes de dedetização na sexta-feira.
A programação da semana se encerra no sábado (22), a partir das 8h30, com a dedetização das EMEFs “Prof. Milton Santos” e “Paulo Freire” e dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) “Prof. Octávio César Borghi”, “Profª. Philomena M. M. Rossetti” e “Profª. Maria Nilde Mascellani”.
O trabalho é realizado de forma escalonada e vai contemplar todas as 55 unidades ligadas à Secretaria de Educação de Americana. Os serviços são realizados periodicamente: a primeira rodada de dedetização de 2023 foi executada em fevereiro e a segunda, em maio.
“O Setor de Manutenção da Secretaria de Educação planejou a execução do serviço no período de férias dos alunos e recesso dos educadores, preparando as escolas para receber bem as atividades pedagógicas do segundo semestre do ano letivo”, explicou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.