O prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi vistoriaram, nesta segunda-feira (24), as obras do novo Centro de Reservação de água do Jardim Ipiranga (CR-5), na Rua Monsenhor Bruno Nardini (em frente à Câmara Municipal). Eles estiveram acompanhados do superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia e do vereador e líder do Governo na Câmara, Lucas Leoncine.
“Serão mais 2,1 milhões de litros armazenados aqui, uma obra histórica para essa região que cresceu muito e precisa desse investimento há décadas. Mais um passo para Americana virar a página da falta de água, juntamente com o Programa Água na Torneira, que está trocando a tubulação antiga por nova e já passou por trechos de 37 bairros da cidade”, disse o prefeito Chico.
“Está quase tudo pronto aqui. Teremos um avanço muito significativo no armazenamento de água para a população dessa região, que há muito tempo está precisando de melhorias”, disse Odir.
As obras do CR-5 estão na reta final. Na última semana, foi realizada a interligação do reservatório na rede de abastecimento. A interligação permite a entrada da água no novo reservatório, seu armazenamento e, na sequência, a distribuição.
A entrega de toda a estrutura está prevista para o mês de agosto. “O próximo passo é concluir a tubulação na parte interna, instalação dos painéis de comando das bombas, a ligação de energia elétrica, o teste de estanqueidade, para checar se não há vazamentos, e a desinfecção. Na parte externa teremos gramado, paisagismo e um pequeno playground, além da iluminação”, explicou o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
Interligação será feita na Cidade Jardim
Na próxima quarta-feira (26), o serviço de interligação da rede começará no novo reservatório do bairro Cidade Jardim (CR-6), na Avenida de Cillo. Por conta das obras, o abastecimento poderá ficar prejudicado nas regiões dos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, parte do Jardim São José e Vila Mathiensen.
Além do Centros de Reservação CR-5 (Ipiranga) e CR-6 (Cidade Jardim), o DAE está construindo um novo reservatório no bairro Santa Catarina (CR-3), também em fase de interligação. Os três reservatórios juntos vão aumentar a capacidade de armazenamento de água em 6,3 milhões de litros.
O investimento nos três reservatórios é de R$9.963.588,68, recursos do DAE Americana.
Mais dois reservatórios serão construídos futuramente nas regiões dos bairros São Vito (CR-1) e Parque Gramado (CR-16).