Prefeitura abre agendamento para visitação ao Planetário Digital

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu o agendamento para as visitas de escolas municipais, estaduais e particulares ao Planetário Digital, ao lado do OMA (Observatório Municipal de Americana).

Os grupos deverão ter até 40 alunos e professores. As visitas ocorrerão às terças-feiras, das 8h30 às 10h, e às quintas-feiras, das 13h30 às 15h. A imersão dura cerca de 40 minutos. O telefone para agendamento é (19) 3408-4800.

O Planetário Digital foi entregue em agosto pelo prefeito Chico Sardelli. É um instrumento que simula a reprodução do céu, de forma científica, com os seus astros, movimentos e posições idênticas às originais, capaz de reproduzir imagens do Sistema Solar, de asteroides, cometas e outros sistemas.

O equipamento pode projetar ainda uma infinidade de filmes e animações, em formato “fulldome”, em sua tela semiesférica de 360º, disposta no interior de um domo insuflável de sete metros de diâmetro. Toda a apresentação é acompanhada de narração na didática apropriada à faixa etária dos visitantes, efeitos visuais e sonoros e, em alguns casos, música clássica.

“A abertura do agendamento para visitas ao Planetário Digital representa uma oportunidade ímpar para escolas e alunos mergulharem no vasto universo da ciência e da astronomia, por meio de um equipamento com tecnologia de ponta, que oferece uma experiência única e inspiradora sobre os mistérios do cosmos”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

O acesso ao local é pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carrol Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

2 mar 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), inicia nesta segunda-feira (2), às 19h30,

Cidades

2 mar 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, divulgou

Cidades

2 mar 2026

A semana começa com tempo firme e variação de nuvens em Americana. A previsão indica dias de sol entre nuvens,

Cidades

27 fev 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana), em parceria com a Faculdade de Americana (FAM), realizou uma

Cidades

19 fev 2026

Um gesto de gratidão e reconhecimento emocionou a internet após um empresário presentear um funcionário com um carro 0 km.

Cidades

19 fev 2026

Um eclipse lunar total deverá proporcionar o fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” na manhã do dia 3 de março.

Anunciar ou recomendar matéria