Redação Jornal Americanense

Palestra de Outubro Rosa na Unacon aborda relação entre alimentação e câncer

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) promoveu a palestra “Alimentos e o câncer: mitos e verdades”, dirigida a pacientes da unidade, nesta quarta-feira (4). A ação fez parte da programação da campanha Outubro Rosa.

A nutricionista Lígia Vieira Carlos, palestrante convidada para o tema, contou que boa parte dos pacientes quando descobre o diagnóstico, ou mesmo quando já está em tratamento, traz consigo muitas crenças e informações imprecisas. 

“Por exemplo, existe uma narrativa comum na internet e nas redes sociais de que o açúcar alimenta o câncer. Isso é fake, um mito, porque o paciente oncológico terá perdas se a gente não oferecer alimentos com todos os nutrientes. Privá-lo do açúcar ou do carboidrato não vai melhorar o diagnóstico dele. Temos que oferecer carboidratos de boa qualidade. Boas fontes de carboidrato fazem toda a diferença para o paciente durante o tratamento oncológico”, explica Lígia.      

O objetivo da palestra foi justamente desmistificar esse tipo de crença, fornecendo informações técnicas baseadas em evidências. “Existem coisas que o paciente acha que vai ajudá-lo, mas que, na verdade, podem interferir na ação do quimioterápico”, alerta a nutricionista, especialista em terapia nutricional em oncologia.

A nutrição de qualidade ajuda a mitigar os efeitos colaterais que afetam pacientes submetidos a quimioterapia, como náuseas, vômitos, perda de peso, falta de apetite, alteração do paladar, olfato, do funcionamento intestinal e da força muscular. “A terapia nutricional é um conjunto de estratégias que o nutricionista pode introduzir, na forma de alimentos ou suplementos, para minimizar os impactos das toxicidades que a quimioterapia pode causar”, reforça Lígia.

O tema também será trabalhado em palestra marcada para o dia 17, às 14h, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. As atividades da campanha Outubro Rosa são realizadas, além da Unacon e HM, ainda na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. Elas são administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 set 2024

No mês em que é comemorado o Dia do Sexo (6/9), costuma-se relembrar a famosa frase “sexo é vida”. Mas

Saúde

30 ago 2024

A República Democrática do Congo (RDC) notificou, ao longo do ano de 2024, cerca de 18 mil casos prováveis ou

Cidades, Saúde

27 ago 2024

Os alunos do curso de Enfermagem da FAM – Faculdade de Americana, que estão em fase de atendimento no SIA

Saúde

26 ago 2024

Após cinco anos, o atendimento oftalmológico de crianças e adolescentes na rede pública retomou os níveis registrados antes pandemia de

Cidades, Saúde

20 ago 2024

A jovem Gabriela Benicio de Moraes Amaral, de 25 anos, foi diagnosticada com câncer de mama hormonal com metástase óssea.

Cidades, Saúde

19 ago 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, precisa de doadores dos tipos sanguíneos A+, A-,