A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e o coro Collegium Vocale Campinas apresentam, nesta quinta-feira (4), um concerto de Páscoa na Basílica Santo Antônio de Pádua, às 20h. A entrada é franca. A realização é da Prefeitura Municipal de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Collegium Vocale. A Basílica fica na Rua Vieira Bueno, 150 – Centro.
A apresentação será dedicada a obras sacras tradicionais e também a algumas com ritmos mais pop, compostas ou arranjadas para solistas, coro e orquestra. No programa, obras importantes compostas para o período da Páscoa, como Hallelujah in die resurrectionis, de Michael Haydn; Verleih uns Frieden, de Mendelssohn; Repentir, de Charles Gounod; Hallelujah, a soulful celebration; e Worthy is the Lamb/Amen, de Handel, entre outras.
“A Orquestra Sinfônica de Americana dá prosseguimento à temporada 2024 com mais esse belo espetáculo celebrando a Páscoa. Será uma apresentação emocionante, de tocar os corações e comover o público, certamente”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
O espetáculo também terá os solos das sopranos Joyce Lima Martins e Maria Augusta Bacellar, além do tenor Paulo Calley. A regência ficará a cargo do maestro convidado, Akira Kawamoto.
“A Páscoa é um tema sacro e por isso apresentaremos composições que remetem à ressurreição de Cristo e o seu sentido em nossas vidas. Não só cantaremos o seu anúncio com a peça Terra Tremuit, mas cantaremos a alegria da ressurreição com Fanfare Alelluia. Lembraremos da oração que Jesus nos ensinou cantando-a em swahili: o Baba Yetu (Pai Nosso), composto por Christopher Tin. Refletiremos sobre os acontecimentos da Páscoa com The Holy City e Repentir e seguiremos para o nosso agradecimento, em forma de louvor, com a adaptação do Halleluijah, de Handel, para uma versão mais soul, e encerraremos o concerto com a versão de Mozart do final do oratório O Messias, de Handel”, comenta o maestro.
Collegium Vocale Campinas
O Collegium Vocale Campinas é um grupo vocal independente, criado em 2005 e formado por amantes amadores da música coral, estudantes de canto e professores de música.
Com ênfase na execução da música coral erudita e sacra, o coro já se apresentou com as Orquestras Sinfônicas da Unicamp, Sorocaba, Indaiatuba, Americana e Campinas. Desde sua criação, tem como regente o maestro Akira Kawamoto.