Robinson Barreirinhas, o secretário da Receita Federal, declarou durante sua participação no evento “A reforma tributária e a indústria”, que ocorreu no dia 29 de abril, segunda-feira, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), esperar, “em breve”, por um preenchimento automático do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para todos os contribuintes. Ele afirmou que as operações e informações financeiras serão identificadas pelo Fisco de forma automática, sem dar trabalho às pessoas físicas.
“Hoje, 40% das declarações do IRPF são pré-preenchidas, o dobro do que ocorreu no ano anterior. Nós estamos avançando para um modelo que, em breve, será absolutamente pré-preenchido. A legislação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) já caminha nesse sentido”, declarou o secretário. Ele ainda disse que a pré-preenchida é “uma maravilha” e que os Estados Unidos ainda fazem testes-piloto do modelo já vigente no Brasil.
Barreirinhas disse que, em 2023, mais de 5 bilhões de notas fiscais eletrônicas foram processadas no sistema da Receita Federal. “São bilhões de linhas de informações que, todo mês, os sistemas da RF recebem e processam”, citou. Por fim, ele disse que quando todas as operações forem documentadas de forma eletrônica, as obrigações acessórias “se não inúteis, se tornarão bastante desnecessárias”, pois o Fisco contará com todas as informações relacionadas. “Vai simplificar muito a vida do contribuinte. E isso é possível graças às tecnologias de pagamento com as quais contamos hoje, que permitem esse grande avanço”.