Liderada pelo PT, federação confirma apoio a candidata
O último fim de semana foi marcado por convenções dos partidos da esquerda que vão formar a coligação “Novo Olhar para Americana”, com exceção do PSB, que ainda realizará o evento. Os principais partidos da esquerda nacional e municipal decidiram pelo apoio a Maria Giovana Fortunato (PDT). São eles PT, PC do B, PV e o PSB, que deve indicar o Pastor Ailton como vice na chapa. O PSOL, também de esquerda, optou por um “apoio crítico” a Giovana, que significa não compor a chapa, mas ainda assim apoiá-la.
No sábado (27), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Americana fez a convenção para oficializar a candidatura.
Em seu discurso, Maria Giovana abordou a polarização iminente nas eleições municipais deste ano e tentou desmistificar a situação. A pedetista enfatizou a importância do diálogo e da discussão de pautas específicas para as necessidades de Americana.
Maria Giovana, que também é sanitarista, defendeu o uso da inteligência artificial como ferramenta de inovação para solucionar os principais problemas enfrentados pela população de Americana. “Vamos seguir com o que está dando certo e inovar no que for necessário”, declarou, enfatizando que seu governo não será de rupturas.
Durante o evento político de sábado, foram oficializadas 17 pré-candidaturas dos vereadores e vereadoras do PDT de Americana.
Já no domingo (28), PT, PC do B e PV de Americana realizaram convenção para definir seus candidatos a vereador e vereadora. No total, 60 nomes foram confirmados para disputar uma cadeira no Legislativo municipal.
Eduardo Coenca, presidente do Partido dos Trabalhadores em Americana , comentou sobre as expectativas para a formação de mais alianças.
“Enquanto não formalizarmos todas as convenções, outros partidos podem se juntar ao nosso apoio. Esse prazo encerra em 5 de agosto, quando teremos o quadro geral da cidade, com todos os partidos tendo formalizado suas convenções e decidido qual caminho seguir”, afirmou o petista.