Após 40 anos sem grandes reformas, a Maternidade do Hospital Municipal ‘Dr. Waldemar Tebaldi’, em Americana, foi revitalizada durante a gestão Chico Sardelli (PL) e entregue à população no dia 25 de junho. Três meses após sua inauguração, o espaço já foi amplamente acolhido pela comunidade, que reconhece as melhorias significativas na qualidade do atendimento. A modernização das instalações trouxe mais conforto e segurança para mães e recém-nascidos, fortalecendo o papel da maternidade como referência no cuidado à saúde materno-infantil.
Com a nova ala, que agora conta com 22 leitos, incluindo 7 apartamentos e 2 leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério), a maternidade está equipada para proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente. A população de Americana passou a contar com uma estrutura renovada, que inclui novos consultórios para atendimentos obstétricos de urgência, uma sala de triagem neonatal, além de melhorias em áreas essenciais como os postos de enfermagem, salas de exames, curativos e espera.
A entrega da nova maternidade também simboliza a conclusão de todas as promessas de campanha do vereador Thiago Brochi (PL), presidente da Câmara Municipal de Americana. Brochi foi responsável por garantir boa parte dos recursos necessários para a obra, por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão, intermediada com o deputado estadual Alex Madureira (PL). Esse apoio financeiro foi fundamental para custear a reforma, orçada em R$ 2,8 milhões, e assegurar que o projeto fosse finalizado com sucesso.
“A reforma da ala é a primeira desde a inauguração do HM, em 1982. Então é um investimento que ocorre após mais de 40 anos, para levar humanização no momento mais importante na vida dos cidadãos, que é o nascimento dos filhos”, destaca Brochi.