Uma pesquisa encomenda pelo Portal Atualidade e realizada pelo Instituto de Pesquisas Dataeco revela que o atual prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PL), lidera com folga a disputa pela reeleição. No levantamento estimulado, Piovezan aparece com 54,8% das intenções de voto, seguido por Dr. José (União Brasil), com 26,2%. Os outros candidatos, Eliel Miranda (PSD) e Vanderlei Larguesa (PT), somam 4,8% e 2,3%, respectivamente. Além disso, 3,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 8,7% afirmaram que votariam em nenhum dos candidatos, ou votariam branco/nulo.
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam espontaneamente o nome de seus candidatos, Piovezan ainda lidera com 43,8%. Dr. José mantém o segundo lugar, com 17,8%, enquanto Eliel Miranda aparece com 2,2% e Vanderlei Larguesa com 1,7%. Outros nomes foram mencionados por 0,5% dos eleitores, 30,7% não souberam ou não responderam, e 3,3% declararam voto branco ou nulo.
Nos votos válidos, que excluem nulos e brancos, Rafael Piovezan amplia sua vantagem com 62,2%, seguido por Dr. José (29,7%), Eliel Miranda (5,5%) e Vanderlei Larguesa (2,6%).
Rejeição e aprovação da gestão
O levantamento também revelou a rejeição dos candidatos. Vanderlei Larguesa lidera nesse quesito, com 46,8% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Eliel Miranda tem 29,8% de rejeição, Dr. José aparece com 24,3% e Rafael Piovezan com 17,7%. Entre os entrevistados, 14,2% não souberam ou não responderam, e 17,7% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.
Quanto à aprovação da atual administração de Rafael Piovezan, 76,2% dos entrevistados consideram sua gestão positiva, enquanto 20,8% desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam à pergunta.
A pesquisa encomendada pelo Portal Atualidade, custeada com recursos próprios, e realizada pelo Instituto de Pesquisas Dataeco foi realizada entre os dias 21 e 26 de setembro, com 600 eleitores de Santa Bárbara d’Oeste, através de entrevistas telefônicas com eleitores a partir dos 16 anos. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-08007/2024.