Beto Silva

Chico Sardelli discute cenário hídrico junto ao Consórcio PCJ

No encontro, o prefeito apresentou a situação do abastecimento de Americana, que, apesar das dificuldades impostas pela ausência de chuvas e pela vazão baixa do Rio Piracicaba, está conseguindo captar água bruta - ainda que com baixa qualidade - e realizar o tratamento de maneira adequada, porém, mais lenta, o que tem causado intermitência no abastecimento de alguns bairros na última semana.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), se  reuniu nesta quinta-feira (17) com o secretário executivo do Consórcio das Bacias PCJ, Francisco Lahoz, em busca de informações e soluções para o cenário de escassez de água enfrentado por toda a região. A recomendação dos técnicos é para que a população faça uso consciente da água.

No encontro, o prefeito apresentou a situação do abastecimento de Americana, que, apesar das dificuldades impostas pela ausência de chuvas e pela vazão baixa do Rio Piracicaba, está conseguindo captar água bruta – ainda que com baixa qualidade – e realizar o tratamento de maneira adequada, porém, mais lenta, o que tem causado intermitência no abastecimento de alguns bairros na última semana.

“Estamos monitorando de maneira constante a situação em Americana e estamos vendo que se trata de um problema real em toda a região, provocado por eventos climáticos extremos, por isso, é momento de união para buscarmos soluções conjuntas, sempre lembrando que a água é um bem finito e de uso coletivo”, afirmou o prefeito Chico.

“Nosso tratamento de água está mais lento, mas estamos conseguindo mandar água para todas as regiões, ainda que com algumas interrupções momentâneas. Reforçamos o trabalho de combate a vazamentos e perdas de água e estamos trabalhando com capacidade máxima na estação de tratamento de água”, afirmou o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Marcos Morelli, que acompanhou a reunião. Também estiveram no encontro o vice-prefeito Odir Demarchi e os secretários Fábio Renato Oliveira (Meio Ambiente), Vinícius Ghizini (Educação) e Leon Botão (Comunicação).

CENÁRIO CRÍTICO

A equipe técnica do Consórcio PCJ apresentou dados regionais que apontam para um cenário de “stress hídrico crônico”. As chuvas no mês de setembro foram 82% abaixo da média. Além disso, as vazões dos rios também estão abaixo da média histórica. A previsão para os próximos meses é que as chuvas ocorram também 50% abaixo da média.

“Estamos enfrentando uma terrível estiagem, intensificada pelas mudanças climáticas e eventos extremos. Toda a região das Bacias PCJ está enfrentando dificuldades de disponibilidade hídrica que só não estão piores devido às obras que foram realizadas após o aprendizado da crise de 2014/2015. A instabilidade do comportamento climático da região pode durar até o início de dezembro, quando espera-se o retorno das chuvas à média histórica. A situação em Americana, assim como em toda a Bacia hidrográfica, inspira atenção, mas os investimentos realizados pelo DAE e pela Prefeitura possibilitam que a cidade ainda esteja numa situação um pouco melhor que em outras localidades que, inclusive, decretaram situação de emergência. Nesse momento, é imprescindível a participação de todos, poder público e privado, e em especial da população, com o uso racional de água, para atravessarmos esse momento de instabilidade hídrica”, disse o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz. 

O Sistema Cantareira, que destina água para a bacia, apresentou uma maior redução em seu volume útil total em comparação ao mês anterior, operando, ao término de setembro, com 50,9% de volume armazenado. Além disso, as altas temperaturas também têm feito o consumo de água aumentar.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Polícia

21 out 2024

O prefeito Chico Sardelli (PL) e o vice-prefeito Odir Demarchi (PL) apresentaram, na manhã desta segunda-feira (21), duas novas viaturas

Cidades

21 out 2024

Assim como o tubarão é o predador soberano dos oceanos, a picape Shark da BYD chega ao mercado brasileiro com

Cidades

21 out 2024

Nesta segunda-feira (21), o dia será de sol com muitas nuvens, com a temperatura variando entre 19°C e 29°C. Apesar

Cidades

20 out 2024

A Avenida Brasil, em Americana, ficou mais uma vez tomada pelo rosa na manhã deste domingo (20). Mais de 8.500

Cidades, Saúde

20 out 2024

Um grupo de mulheres pacientes da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana participou de uma

Cidades, Saúde

18 out 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (19) o Dia D do mutirão Saúde