Redação Jornal Americanense

Novidades para o CLT: Nova lei trabalhista em vigor traz 12 casos que liberam faltas

Uma nova cláusula que entrou em vigor neste ano na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) traz 12 situações que, desde que justificadas, liberam falta aos trabalhadores com carteira assinada.

Previstas no artigo 473 das leis trabalhistas, as situações nas quais o colaborador pode deixar de ir ao trabalho sem prejuízo salarial se referem, principalmente, a assuntos relacionados à sua saúde, de sua esposa grávida e de seus filhos pequenos.

Apresentada pela Reforma Trabalhista através de algumas mudanças no artigo CLT, a lei nº 13.257 acrescentou os incisos X, XI e XII, que dizem:
“X. Até 2 dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira;”
“XI – por 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos em consulta médica.”
“XII – até 3 dias, em cada 12 meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovados.”

A mudança tem por objetivo estimular o cuidado com a saúde do trabalhador.

12 tipos de faltas justificadas pela CLT:
🔹Falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoas declaradas em sua carteira de trabalho e previdência social – por até dois dias consecutivos;
🔹Casamento – por até três dias seguidos;
🔹Nascimento de filho – cinco dias a partir da data de nascimento do bebê;
🔹Doação de sangue – um dia ao ano;
🔹Para o fim de se alistar eleitor – por até dois dias;
🔹Cumprir as exigências do Serviço Militar – tempo indeterminado;
🔹Realização de provas de exame vestibular – tempo indeterminado;
🔹Ir em juízo – tempo que se fizer necessário;
🔹Representar entidades sindicais de organismo internacional do qual o Brasil seja mesmo – tempo necessário;
🔹Acompanhar o filho de até 6 anos em consulta médicas – um dia ao ano;
🔹Ir com a esposa ou companheira em consultas médicas no período de gravidez – tempo necessário;
🔹Exames preventivos de câncer devidamente comprovados – até três dias ao ano.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

4 fev 2025

O resultado final para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Bloco 8) do Concurso Público Nacional Unificado

Brasil

4 fev 2025

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil alertou que a alta nos preços dos alimentos tende

Brasil

4 fev 2025

O Ministério Público de São Paulo e a Corregedoria da Polícia Civil realizaram, na manhã desta terça-feira (4), uma operação

Brasil

4 fev 2025

A Copa Libertadores de 2025 tem início nesta terça-feira, 4 de fevereiro, com a primeira fase da competição. Nesta etapa

Brasil

3 fev 2025

Com a volta às aulas, alunos e professores se adaptam às mudanças trazidas pela nova legislação que restringe o uso

Brasil

3 fev 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança em todos os cenários testados pela pesquisa Genial/Quaest, tanto no

Anunciar ou recomendar matéria