Folclore brasileiro inspira lançamento literário infantil da Editora Adonis

Uma história inspirada no folclore brasileiro é o novo lançamento da Editora Adonis. O livro ‘Eram dez macacos no galho de uma árvore’ marca a estreia solo de Jackson Souza na literatura infantojuvenil e a de Cris Tauffer como ilustradora. O evento, que contará com contação de histórias, dinâmicas brincantes, bate-papo e sessão de autógrafos, será realizado no sábado (22), a partir das 9h30, em Adonópolis. Para a participação gratuita, é necessária a inscrição prévia no site (www.adonopolis.com.br).

“Esse livro nasceu de uma pesquisa, na qual conheci o Tangolomango, que é um texto de tradição oral com estrutura repetitiva de versos rimados e enumeração decrescente”, revela o escritor. “Decidi escrever uma história com essa brincadeira. E como os macacos, assim como as crianças, adoram pular, escalar, se esconder, comer coisas diferentes, experimentar, aprontar, plantar bananeiras, pregar peças e muitas outras travessuras, os escolhi para compor esse livro”, acrescenta.

“Nessa história as crianças, além de ser divertirem, aprendem a contar de um jeito diferente”, explica. A publicação também oferece recursos de acessibilidade por meio de audiolivro, contação de histórias com interpretação na Língua Brasileira de Sinais e legendas, todos disponíveis através de QR Code. “A barreira da comunicação me levou a estudar essa língua. E uni-la à contação de histórias e à escrita é muito gratificante”, destaca Jackson, que é intérprete de Libras.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

6 fev 2026

A Estação Cultura de Americana recebe, neste domingo (8), o “Samba da Estação”, edição especial Esquenta de Carnaval, em uma

Cultura

4 fev 2026

Músicos de Americana podem se credenciar no Programa Turismo com Música, uma iniciativa do Ministério do Turismo do Governo Federal

Cultura

2 fev 2026

A região do Portal Princesa Tecelã, na entrada de Americana, recebe o “Esquenta de Carnaval Zé FM”, no domingo (8), das

Cultura

28 jan 2026

A Semana do Cinema será realizada entre os dias 5 e 11 de fevereiro, com ingressos a preços promocionais em

Cultura

26 jan 2026

O Carnaval de Americana acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro (sábado e domingo) no Centro de Cultura e

Cultura

23 jan 2026

O maior evento de pagode e samba do interior de São Paulo já tem data para a sua primeira edição

Anunciar ou recomendar matéria