Hospital Municipal de Americana promove treinamento para diagnóstico precoce da dengue

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou, nesta terça-feira (11), um treinamento intensivo para a atualização do protocolo da dengue junto aos profissionais de saúde da unidade. O objetivo das orientações é identificar precocemente os sintomas da doença e encaminhar o paciente para o atendimento médico diante da classificação de risco.

O ciclo de treinamento está sendo realizado com as equipes dos prontos-socorros Infantil e Adulto. “Esse treinamento é fundamental para detectar a suspeita de dengue já na triagem. Através de testes realizados, o profissional consegue estabelecer se aquele paciente pode estar com a doença, o que permite melhor tempo de resposta na assistência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Estamos vivendo um momento de total atenção devido ao aumento nos números de casos de dengue em todo o Estado. Por isso, intensificamos os treinamentos aos nossos profissionais de saúde para que eles estejam ainda mais preparados para lidar com os casos, desde o diagnóstico até o encaminhamento do paciente”, reforçou o diretor da organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) em Americana, Ruy Santos.

“Precisamos reforçar a capacitação das nossas equipes procurando sempre ter um olhar criterioso nos sinais e sintomas da dengue, prestando uma assistência humanizada. O nosso trabalho vai além da instituição, temos também o objetivo de orientar os nossos pacientes e acompanhantes para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue” ressaltou a responsável técnica Nelysa Cardoso Camundá.

Além do HM, Americana conta com uma rede de urgência e emergência descentralizada pronta para o atendimento de moradores em outras regiões da cidade: as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) São José, na região da Cidade Jardim, e Dona Rosa, na região do Parque Gramado, além do PA (Pronto Atendimento) do Antônio Zanaga

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pela SCMC, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

27 out 2025

Pesquisadores nos Estados Unidos desenvolveram um fungo geneticamente modificado capaz de enganar e matar os mosquitos que transmitem doenças como

Saúde

24 out 2025

O Núcleo de Especialidades de Americana viveu uma manhã diferente e cheia de alegria com a visita dos cães terapeutas

Saúde

23 out 2025

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, passa a contar com um novo ambiente dedicado ao fortalecimento

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Anunciar ou recomendar matéria