Hospital Municipal de Americana promove treinamento para diagnóstico precoce da dengue

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou, nesta terça-feira (11), um treinamento intensivo para a atualização do protocolo da dengue junto aos profissionais de saúde da unidade. O objetivo das orientações é identificar precocemente os sintomas da doença e encaminhar o paciente para o atendimento médico diante da classificação de risco.

O ciclo de treinamento está sendo realizado com as equipes dos prontos-socorros Infantil e Adulto. “Esse treinamento é fundamental para detectar a suspeita de dengue já na triagem. Através de testes realizados, o profissional consegue estabelecer se aquele paciente pode estar com a doença, o que permite melhor tempo de resposta na assistência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Estamos vivendo um momento de total atenção devido ao aumento nos números de casos de dengue em todo o Estado. Por isso, intensificamos os treinamentos aos nossos profissionais de saúde para que eles estejam ainda mais preparados para lidar com os casos, desde o diagnóstico até o encaminhamento do paciente”, reforçou o diretor da organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) em Americana, Ruy Santos.

“Precisamos reforçar a capacitação das nossas equipes procurando sempre ter um olhar criterioso nos sinais e sintomas da dengue, prestando uma assistência humanizada. O nosso trabalho vai além da instituição, temos também o objetivo de orientar os nossos pacientes e acompanhantes para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue” ressaltou a responsável técnica Nelysa Cardoso Camundá.

Além do HM, Americana conta com uma rede de urgência e emergência descentralizada pronta para o atendimento de moradores em outras regiões da cidade: as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) São José, na região da Cidade Jardim, e Dona Rosa, na região do Parque Gramado, além do PA (Pronto Atendimento) do Antônio Zanaga

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pela SCMC, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jun 2026

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana completou quatro anos de funcionamento nesta quinta-feira (18), consolidando sua

Saúde

19 jun 2026

A internação de um recém-nascido em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal costuma ser um período marcado por desafios,

Saúde

18 jun 2026

As obras de construção do novo Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, avançam esta semana

Saúde

15 jun 2026

Os pacientes atendidos pelo setor de Hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, participaram na última semana de

Saúde

10 jun 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial em

Saúde

2 jun 2026

A Secretaria de Saúde de Americana recebeu, na última semana, o repasse de R$ 700 mil referentes a três emendas

Anunciar ou recomendar matéria