Casa da Criança Pitanga, em Americana, terá casa na árvore para os estudantes

Uma casa na árvore está em construção na Casa da Criança Pitanga, no Jardim do Lago, região da Praia Azul, em Americana. A obra, feita com toras de madeira, é resultado de uma proposta do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável pela formação “Espaços da Infância”, ministrada a profissionais da rede municipal de Educação Infantil.

A sugestão surgiu em uma das atividades formativas com educadores de Americana e foi encampada pelo gestor da unidade, Marcio Rapozeiro. “Fizemos uma pesquisa entre os professores e as crianças para identificar qual poderia ser o próximo investimento na educação delas e ficou definido que faríamos uma casa na árvore”, explicou.

A casa na árvore é construída utilizando recursos do PDDEM (Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal), instituído pela administração Chico Sardelli e Odir Demarchi para agilizar a realização de pequenos reparos e manutenções nas escolas. O recurso é repassado às unidades escolares com Conselho Escola Comunidade (CEC) constituído, e o investimento é definido em conjunto entre educadores, familiares e demais participantes do grupo.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, visitou as obras da casa da árvore nesta quarta-feira (12), na companhia do gestor e do presidente da Câmara, vereador Léo da Padaria.

“O PDDEM trouxe autonomia na promoção de melhorias identificadas por quem está no cotidiano escolar e transparência neste processo, desenvolvido com a participação direta dos pais presentes no CEC. Trata-se de uma política pública elaborada pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice Odir Demarchi, testada e aprovada pela rede municipal de Educação. Fico satisfeito em ver o cotidiano escolar transformado por propostas surgidas na formação contratada pela Prefeitura para qualificar a Educação Infantil por meio da atualização das práticas pedagógicas”, declarou Ghizini.

Foto: Prefeitura de Americana

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

20 jul 2026

O prefeito Chico Sardelli recebeu, nesta segunda-feira (20), o convite oficial para a inauguração da unidade da multinacional chinesa YAPP

Cidades

20 jul 2026

Empreendedoras e mulheres que desejam iniciar no mundo dos negócios têm um encontro marcado no dia 29 de agosto, em

Cidades

17 jul 2026

Os moradores de Americana podem esperar um final de semana de tempo firme e sem previsão de chuva. A atuação

Cidades

15 jul 2026

O cão Túlio, da raça pitbull, está disponível para adoção junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Americana

Cidades

15 jul 2026

A cidade de Americana se prepara para receber, neste sábado (18), a 4ª edição do Google I/O Extended, um dos

Cidades

9 jul 2026

O comércio de Americana abre nesta quinta-feira, dia 9, feriado estadual da Revolução Constitucionalista, das 9 às 15 horas. A

Anunciar ou recomendar matéria