Parceria entre Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa e FAM inova com o Projeto ‘De Onde Vem o Leite’

Parceria entre Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa e FAM inova com o Projeto ‘De Onde Vem o Leite’

Americana) segue inovando quando se trata de educar as crianças da Rede Municipal de Educação para uma alimentação saudável – não apenas na escola, mas para a vida toda. No final de fevereiro, por exemplo, a parceria lançou o Projeto “De Onde Vem o Leite”, de Educação Nutricional.

Os primeiros 180 alunos atendidos, com idades de 5 a 10 anos, foram os da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Alzira Ferreira Delegá, no Green Village. O objetivo da iniciativa é sensibilizar os alunos sobre o processo de produção do leite e destacar sua importância como alimento na alimentação saudável.

A supervisão do projeto está a cargo das nutricionistas da Prefeitura, Juliana Pissaia Savitsky e Camila Frederico Oliveira, além da coordenadora do curso de Nutrição da FAM, Glennys Mabel, e da professora Joseane Almeida Santos Nobre, com apoio das estagiárias Milena Machado Oliveira e Taynara Fabiani Orlandini.

“A atividade visa não apenas aumentar o conhecimento sobre a origem do leite, mas também estimular os alunos a refletirem sobre a importância de hábitos alimentares conscientes e a valorização dos alimentos”, explicou Juliana Pissaia.

Segundo ela, o projeto surgiu a partir da percepção da baixa aceitabilidade do consumo de alimentos essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável dos alunos, como a redução espontânea do consumo do leite e seus derivados, bem como de carnes e ovos.

“Isso tem nos preocupado muito, pois sabemos que a longo prazo a falta desses alimentos pode prejudicar o crescimento, desenvolvimento e até o envelhecimento saudável. Escolhemos o leite para iniciar a ação do 1º bimestre e vamos seguir com os demais alimentos até o final do ano”, acrescentou a responsável pela Merenda Escolar no Município.

O leite é um alimento rico em cálcio, essencial para a saúde dos ossos e dentes e para a contração muscular, entre outras funções essenciais. Traz outros nutrientes como proteínas, carboidratos e lipídeos, e micronutrientes como fósforo e vitaminas B12, entre outras.

Já carnes e ovos são fontes de proteínas de alto valor biológico, contendo vitaminas e minerais essenciais para a manutenção e renovação de tecidos e funções vitais do organismo. As carnes de origem animal previnem e tratam anemia ferropriva.

“É muito importante que os alunos, pais e cuidadores tenham ciência da importância dos nutrientes contidos no leite, nas carnes e ovos para uma boa saúde. Nosso objetivo é atingir o maior número de alunos ao longo do ano e futuramente realizar uma ação voltada para os pais”, completou Juliana.

A ação de Educação Nutricional contou com uma apresentação visual e uso de material lúdico, seguida de uma dinâmica simulando a ordenha utilizando uma vaca de papelão, proporcionando aos alunos uma experiência prática e interativa.

Projetos como este em Nova Odessa também contribuem para a formação dos estudantes de Nutrição, que podem aplicar seus conhecimentos em práticas reais de Educação Nutricional, ajudando a construir uma sociedade mais informada e responsável quanto à alimentação e à saúde.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

16 jan 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, registrou

Cidades

15 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, convoca 30 candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus

Cidades

15 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, convoca 51 candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus

Cidades

13 jan 2026

O ano de 2026 reserva boas oportunidades para quem gosta de observar o céu. Quatro chuvas de meteoros devem marcar

Cidades

13 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio do Programa Futuro Certo, iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social

Cidades

12 jan 2026

Uma mulher de 25 anos acordou com sequelas no olho após um acidente doméstico envolvendo água sanitária, ocorrido pouco antes

Anunciar ou recomendar matéria