O projeto cultural “Juventude – Saúde mental no ambiente escolar” será apresentado nesta semana, em três sessões, a estudantes e educadores das escolas estaduais Prof.ª Sinésia Martini e Prof. Martinho Rubens Belluco, ambas no bairro São Benedito, na região da Praia Azul.
A iniciativa é contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), realizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Governo Federal, e produzida por GAV, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult).
Dois curtas sobre a temática da saúde mental compõem o projeto. O primeiro deles contém uma conscientização sobre a saúde mental de estudantes, docentes e servidores nas escolas e o segundo é um musical de 2 minutos sobre o mesmo tema. As exibições dos vídeos são seguidas de rodas de conversa com os integrantes do grupo.
O projeto cultural foi idealizado com os objetivos de diagnosticar os desafios relacionados à saúde mental no ambiente escolar e de desenvolver propostas práticas e eficazes para melhorar o bem-estar psicológico dos estudantes, professores e demais educadores.
“A oportunidade de fomento à produção artística proporcionada pela Lei Paulo Gustavo permite acrescentar um olhar cultural ao ambiente pedagógico e à educação de crianças e adolescentes”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.