Zoonoses de Nova Odessa passa da marca de 10.000 ações contra a dengue em 2025

Nos primeiros três meses de 2025, a equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa promoveu exatas 10.049 ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em Nova Odessa, o trabalho de combate ao mosquito transmissor do vírus é diário, e envolve ainda palestras de orientação em locais como escolas, igrejas, entidades e empresas.

Os agentes visitaram mais de 8.300 imóveis durante o trabalho de rotina, o BCC (Busca Casa a Casa) por criadouros realizado de segunda a sexta-feira, além de mais de 1.500 visitas domiciliares de orientação e remoção de materiais dos quintais durante os “arrastões” dos sábados, realizados desde janeiro.

Além disso, os agentes já estão realizando uma nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária) periódica, que é estudo de campo que “conta” os criadouros encontrados e aponta as regiões da cidade com maior risco para a presença do inseto, orientando e direcionando os esforços para os próximos meses.

PALESTRAS

Um aspecto positivo da “guerra ao mosquito” de 2025 na cidade tem sido o intenso cronograma de palestras e ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti. As servidoras Meria Brito e Katia Ferrari já estiveram em locais como a APAE Nova Odessa, o Colégio Biocêntrico, a Paróquia São Jorge, o SOS/SEANO (Serviço de Orientação e Solidariedade/Serviço Educacional do Adolescente de Nova Odessa) – a “guardinha” da cidade – e em diversas escolas públicas municipais, como a EMEB Professora Haldrey Michelle Bueno, no Jardim São Manoel.

“Nestes encontros, são promovidas palestras educativas sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e sobre as doenças que ele transmite, feitas debates e dinâmicas interativas para engajar o público na prevenção, através da utilização de maquetes e vídeos educativos, além da distribuição de panfletos sobre o tema”, explicou a diretora de Saúde Joseane Gomes.

“A proposta da Saúde Municipal é que as informações sejam multiplicadas por toda a comunidade, contribuindo desta forma por uma cidade mais consciente e protegida contra o mosquito”, completou Joseane.

Reforçando: as equipes do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa continuam atuando diariamente contra o Aedes, mas é necessário a adesão da população, pois os criadouros são encontrados majoritariamente no interior dos imóveis residenciais e comerciais – onde estão de 80% a 90% das larvas.

A Secretaria de Saúde também segue vacinando os adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, diariamente, e moradores de todas as idades contra a febre amarela. As vacinas estão disponíveis nas 7 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Nova Odessa. Ambas as vacinas protegem para a vida toda.

Todas estas ações e medidas previstas no Plano Municipal de Arboviroses 2025, que é acompanhado diariamente pela Sala de Situação da Saúde Municipal e pelo Comitê Intersetorial de Arboviroses – que monitora também a situação da febre amarela no Estado de São Paulo.

Até a última terça-feira, dia 08 de abril, Nova Odessa registrava 340 casos positivos de dengue no ano – número que varia diariamente conforme novas notificações de casos positivos são informadas pelos Serviços de Saúde para a Vigilância Epidemiológica do Município. Para comparação, nos três primeiros meses de 2024, a cidade registrou 1.673 casos positivos da doença.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

10 fev 2026

Uma pequena dobra diagonal no lóbulo da orelha, conhecida como sinal de Frank, pode estar associada a um maior risco

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Anunciar ou recomendar matéria