Estados Unidos impõem sanções e bloqueiam bens de Alexandre de Moraes no país

Estados Unidos impõem sanções e bloqueiam bens de Alexandre de Moraes no país

Na manhã desta quarta-feira (30), o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação de sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, utilizando a Lei Magnitsky. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão ligado ao Departamento do Tesouro norte-americano.

As medidas incluem o bloqueio de todos os bens que o ministro possa possuir em território norte-americano, bem como de qualquer empresa ligada a ele.

Em comunicado, o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que “Alexandre de Moraes assumiu a si mesmo o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos EUA e do Brasil”.

Conhecida também como “pena de morte financeira”, a Lei Magnitsky, aprovada pelo Congresso norte-americano em 2012 e sancionada pelo então presidente Barack Obama, permite que os EUA imponham sanções a cidadãos estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou atos de corrupção. Esta é a primeira vez que a legislação é aplicada contra uma autoridade brasileira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

24 jan 2026

Com a retomada, nesta semana, das sessões da Câmara Municipal de Americana, o jornal conversou com Léo da Padaria (PL),

Mundo

22 jan 2026

Um menino de 12 anos foi atacado por um tubarão enquanto nadava em uma praia de Sydney, na Austrália. A

Política

20 jan 2026

Tiveram início as obras de asfaltamento da Avenida José Soares de Godoi, em Santa Bárbara d’Oeste. A via liga o

Mundo

16 jan 2026

Uma cachorra resgatada em Kansas City, nos Estados Unidos, chamou a atenção nas redes sociais após ser encontrada com quase

Política

14 jan 2026

Servidores municipais de Santa Bárbara d”Oeste denunciaram atrasos no pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e outros benefícios legais,

Política

13 jan 2026

O vereador Renan de Angelo (Podemos) aparece como o parlamentar com maior volume de gastos de gabinete ao longo de

Anunciar ou recomendar matéria