Um campeonato mundial de robótica do outro lado do mundo motivou o novo lançamento da Editora Adonis. O livro “Como nasce um robô? – As aventuras de Lira e Leco” é uma história ilustrada por Paulo Masserani e escrita por Amanda Christovam, que está de malas prontas para liderar um grupo de cinco meninos que participam da FLL – First Lego® League – Asia Open Championship, competição que será realizada em Macau, na China, de 7 a 10 de agosto.
Juntamente com Anderson Bruno Santos, Amanda fundou em Campinas (SP) a Cyberzukas, uma escola de robótica e programação para crianças e adolescentes, com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, e que também tem o professor João Cruz Príncipe na equipe. Depois de conquistar o primeiro lugar na etapa regional e o segundo na etapa nacional da FLL, o time formado por Leo Comelato Favaro, Lucas do Nascimento Silva, Lucas Pereira Santos, Murilo de Melo Xavier e Samuel de Camargo Silva encontrará outras 199 equipes no campeonato, sendo somente mais uma brasileira, a de Recife (PE). Com meninos com idade entre 8 e 10 anos, o grupo terá o desafio, na China, de aprofundar o conhecimento sobre a vida marinha e de robotizar uma maquete em Lego®, por meio de fundamentos que envolvem tecnologia, robótica, inovação e valores humanos.
“Minha motivação, realmente, foram as crianças que vão representar o Brasil na China, elas têm muita garra e dedicação. O livro já era um projeto pessoal, mas não tinha uma história e na minha cabeça ainda era um projeto bem distante, até que surgiu essa viagem”, explica Amanda. Toda a renda obtida com a venda do livro será destinada para auxiliar nos custos da viagem do grupo. O livro pode ser adquirido no site (https://www.editoraadonis.com.br/livros/377/como-nasce-um-robo)
Muitas foram as inspirações para o livro: a convivência com o marido, os pais e os avós, a infância e os próprios alunos. “Todas as crianças são curiosas por natureza. E despertar e aguçar essa curiosidade através da robótica, é transformar a criatividade em soluções reais, abrir caminhos no aprendizado, de qualquer que seja a área e, principalmente, ensinar a usar essa criatividade e todos os seus conhecimentos para mudar o mundo!”, aposta a escritora.
Sobre a história
Tudo começou com uma caixa de ferramentas, uma bola perdida e duas crianças aventureiras. Lira e Leco são movidos por uma curiosidade sem limites. Entre parafusos, fitas, rodas e muita imaginação, eles embarcam em uma aventura cheia de investigações, desafios e descobertas, para responder a uma pergunta: afinal, como nasce um robô? Nesta história, você vai descobrir que construir vai muito além de juntar peças. É preciso perguntar, testar, errar, tentar de novo… e, principalmente, se superar! Prepare-se para entrar no universo da robótica, em que criatividade, amizade e colaboração fazem nascer possibilidades infinitas.