Campeonato mundial de robótica motiva lançamento infantojuvenil da Editora Adonis

Campeonato mundial de robótica motiva lançamento infantojuvenil da Editora Adonis

Um campeonato mundial de robótica do outro lado do mundo motivou o novo lançamento da Editora Adonis. O livro “Como nasce um robô? – As aventuras de Lira e Leco” é uma história ilustrada por Paulo Masserani e escrita por Amanda Christovam, que está de malas prontas para liderar um grupo de cinco meninos que participam da FLL – First Lego® League – Asia Open Championship, competição que será realizada em Macau, na China, de 7 a 10 de agosto.

Juntamente com Anderson Bruno Santos, Amanda fundou em Campinas (SP) a Cyberzukas, uma escola de robótica e programação para crianças e adolescentes, com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, e que também tem o professor João Cruz Príncipe na equipe. Depois de conquistar o primeiro lugar na etapa regional e o segundo na etapa nacional da FLL, o time formado por Leo Comelato Favaro, Lucas do Nascimento Silva, Lucas Pereira Santos, Murilo de Melo Xavier e Samuel de Camargo Silva encontrará outras 199 equipes no campeonato, sendo somente mais uma brasileira, a de Recife (PE). Com meninos com idade entre 8 e 10 anos, o grupo terá o desafio, na China, de aprofundar o conhecimento sobre a vida marinha e de robotizar uma maquete em Lego®, por meio de fundamentos que envolvem tecnologia, robótica, inovação e valores humanos.

“Minha motivação, realmente, foram as crianças que vão representar o Brasil na China, elas têm muita garra e dedicação. O livro já era um projeto pessoal, mas não tinha uma história e na minha cabeça ainda era um projeto bem distante, até que surgiu essa viagem”, explica Amanda. Toda a renda obtida com a venda do livro será destinada para auxiliar nos custos da viagem do grupo. O livro pode ser adquirido no site (https://www.editoraadonis.com.br/livros/377/como-nasce-um-robo)

Muitas foram as inspirações para o livro: a convivência com o marido, os pais e os avós, a infância e os próprios alunos. “Todas as crianças são curiosas por natureza. E despertar e aguçar essa curiosidade através da robótica, é transformar a criatividade em soluções reais, abrir caminhos no aprendizado, de qualquer que seja a área e, principalmente, ensinar a usar essa criatividade e todos os seus conhecimentos para mudar o mundo!”, aposta a escritora.

Sobre a história
Tudo começou com uma caixa de ferramentas, uma bola perdida e duas crianças aventureiras. Lira e Leco são movidos por uma curiosidade sem limites. Entre parafusos, fitas, rodas e muita imaginação, eles embarcam em uma aventura cheia de investigações, desafios e descobertas, para responder a uma pergunta: afinal, como nasce um robô? Nesta história, você vai descobrir que construir vai muito além de juntar peças. É preciso perguntar, testar, errar, tentar de novo… e, principalmente, se superar! Prepare-se para entrar no universo da robótica, em que criatividade, amizade e colaboração fazem nascer possibilidades infinitas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

28 jan 2026

A Semana do Cinema será realizada entre os dias 5 e 11 de fevereiro, com ingressos a preços promocionais em

Cultura

26 jan 2026

O Carnaval de Americana acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro (sábado e domingo) no Centro de Cultura e

Cultura

23 jan 2026

O maior evento de pagode e samba do interior de São Paulo já tem data para a sua primeira edição

Cultura

22 jan 2026

O Centro de Cultura e Lazer (CCL), em Americana, recebe, de sexta-feira (23) a domingo (25), o Classics Festival, que

Cultura

20 jan 2026

O Cine Biblioteca, promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, exibe gratuitamente a animação

Cultura

19 jan 2026

O ano de 2026 começa em clima de nostalgia e festa em Americana. No dia 24 de janeiro, o Clube

Anunciar ou recomendar matéria