Campeonato mundial de robótica motiva lançamento infantojuvenil da Editora Adonis

Campeonato mundial de robótica motiva lançamento infantojuvenil da Editora Adonis

Um campeonato mundial de robótica do outro lado do mundo motivou o novo lançamento da Editora Adonis. O livro “Como nasce um robô? – As aventuras de Lira e Leco” é uma história ilustrada por Paulo Masserani e escrita por Amanda Christovam, que está de malas prontas para liderar um grupo de cinco meninos que participam da FLL – First Lego® League – Asia Open Championship, competição que será realizada em Macau, na China, de 7 a 10 de agosto.

Juntamente com Anderson Bruno Santos, Amanda fundou em Campinas (SP) a Cyberzukas, uma escola de robótica e programação para crianças e adolescentes, com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, e que também tem o professor João Cruz Príncipe na equipe. Depois de conquistar o primeiro lugar na etapa regional e o segundo na etapa nacional da FLL, o time formado por Leo Comelato Favaro, Lucas do Nascimento Silva, Lucas Pereira Santos, Murilo de Melo Xavier e Samuel de Camargo Silva encontrará outras 199 equipes no campeonato, sendo somente mais uma brasileira, a de Recife (PE). Com meninos com idade entre 8 e 10 anos, o grupo terá o desafio, na China, de aprofundar o conhecimento sobre a vida marinha e de robotizar uma maquete em Lego®, por meio de fundamentos que envolvem tecnologia, robótica, inovação e valores humanos.

“Minha motivação, realmente, foram as crianças que vão representar o Brasil na China, elas têm muita garra e dedicação. O livro já era um projeto pessoal, mas não tinha uma história e na minha cabeça ainda era um projeto bem distante, até que surgiu essa viagem”, explica Amanda. Toda a renda obtida com a venda do livro será destinada para auxiliar nos custos da viagem do grupo. O livro pode ser adquirido no site (https://www.editoraadonis.com.br/livros/377/como-nasce-um-robo)

Muitas foram as inspirações para o livro: a convivência com o marido, os pais e os avós, a infância e os próprios alunos. “Todas as crianças são curiosas por natureza. E despertar e aguçar essa curiosidade através da robótica, é transformar a criatividade em soluções reais, abrir caminhos no aprendizado, de qualquer que seja a área e, principalmente, ensinar a usar essa criatividade e todos os seus conhecimentos para mudar o mundo!”, aposta a escritora.

Sobre a história
Tudo começou com uma caixa de ferramentas, uma bola perdida e duas crianças aventureiras. Lira e Leco são movidos por uma curiosidade sem limites. Entre parafusos, fitas, rodas e muita imaginação, eles embarcam em uma aventura cheia de investigações, desafios e descobertas, para responder a uma pergunta: afinal, como nasce um robô? Nesta história, você vai descobrir que construir vai muito além de juntar peças. É preciso perguntar, testar, errar, tentar de novo… e, principalmente, se superar! Prepare-se para entrar no universo da robótica, em que criatividade, amizade e colaboração fazem nascer possibilidades infinitas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

8 ago 2025

O musical “ABBA Experience” será apresentado, sábado (9), às 19h, no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, em uma homenagem

Cultura

7 ago 2025

A premiada MB Circo cai novamente na estrada. Desta vez, a bordo de uma kombi estilosa batizada de Jabiraca. Qual

Cultura

7 ago 2025

Hortolândia será, mais uma vez, palco de um dos maiores movimentos globais de fomento à criatividade, inovação e desenvolvimento sustentável.

Cultura

7 ago 2025

A Orquestra Filarmônica do SENAI de Americana apresenta, nesta sexta-feira (8), o concerto “Seleção Grandes Clássicos”, às 19h30, no Teatro

Cultura

7 ago 2025

A Casa do Conto de Americana, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresenta, neste domingo (10), a nova

Cultura

5 ago 2025

A Editora Adonis realiza um duplo lançamento literário, no mês de agosto, durante o “Conexidades”, evento promovido na cidade de

Anunciar ou recomendar matéria