Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista a olho nu no Brasil

Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista a olho nu no Brasil

A partir desta terça-feira (21), o céu noturno será palco de um espetáculo astronômico: a chuva de meteoros Orionídeas. O fenômeno, formado por fragmentos deixados pelo cometa Halley, deve atingir seu pico de visibilidade entre as madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23), por volta das 2 horas.

Durante o auge do evento, será possível observar até 20 meteoros por hora, cortando o céu a uma velocidade impressionante de cerca de 66 quilômetros por segundo. A intensidade do fenômeno pode ser até 20 vezes maior que o normal, segundo astrônomos.

A chuva de meteoros ocorre todos os anos, quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley. Para quem quiser observar, o ideal é procurar locais com pouca iluminação artificial e céu limpo. A observação deve ser feita a olho nu, já que telescópios e binóculos limitam o campo de visão e dificultam a experiência.

Os meteoros parecem surgir da constelação de Órion, de onde vem o nome “Orionídeas”, mas podem ser vistos em qualquer parte do céu.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Mundo

4 nov 2025

Uma mãe viveu um momento de dor e esperança ao abraçar o filho prematuro acreditando que seria a última vez.

Mundo

3 nov 2025

Uma jovem colombiana de 22 anos, identificada como María José Ardila, morreu nesta quinta-feira (30) após sofrer coma alcoólico ao

Mundo

29 out 2025

O que era para ser uma aventura memorável, para ser compartilhada com família e amigos, teve um desfecho triste. Uma

Mundo

23 out 2025

Um homem de 74 anos causou perplexidade ao simular a própria morte apenas para descobrir quantas pessoas compareceriam ao seu

Mundo, Polícia

16 out 2025

Um bombeiro que estava de folga salvou a vida de uma mulher presa em um carro em chamas, apenas segundos

Mundo

13 out 2025

O que começou como uma simples troca de cartas entre duas meninas de 11 anos em 1974 se transformou em

Anunciar ou recomendar matéria