Os irmãos siameses equatorianos José Luis e José Armando Cevallos Herrera morreram aos 27 anos na madrugada de quinta-feira (15), na Colômbia. Conhecidos como os “siameses do Equador”, eles estavam no país desde abril para realizar tratamentos e fisioterapia com a esperança de conseguir caminhar com mais autonomia.
Segundo familiares, os dois apresentaram complicações de saúde nos últimos dias. José Luis teve uma infecção urinária que se agravou, levando os irmãos a serem encaminhados para atendimento hospitalar. Apesar de terem sido estabilizados inicialmente, o quadro voltou a piorar. As informações foram divulgadas pelo jornal equatoriano El Universo e pelo portal Primicias.
De acordo com relatos de pessoas próximas, os irmãos morreram com poucas horas de diferença. A causa exata dos óbitos não foi detalhada em um laudo médico divulgado publicamente.
José Luis e José Armando haviam viajado à Colômbia em abril deste ano para buscar alternativas que melhorassem a mobilidade. Eles compartilhavam a região da cintura e estruturas internas do corpo e utilizavam uma pequena cadeira adaptada para se locomover.
Nas redes sociais, os irmãos mostravam a rotina de exercícios e os avanços conquistados durante o tratamento. Em uma das últimas publicações, feita em outubro, eles apareceram treinando o equilíbrio e comemorando a capacidade de ficar em pé com ajuda.
O objetivo era conquistar mais independência e, se possível, caminhar. A rotina de exercícios era acompanhada por milhares de seguidores, que conheciam a trajetória dos dois desde a infância.






