Cidade do Alasca terá 84 dias seguidos de sol e claridade sem anoitecer

Cidade do Alasca terá 84 dias seguidos de sol e claridade sem anoitecer

A cidade de Utqiagvik, no extremo norte do Alasca, entrou oficialmente em um dos fenômenos naturais mais impressionantes do planeta: os próximos 84 dias serão de luz solar contínua, sem anoitecer. O Sol só deve voltar a se pôr no dia 2 de agosto.

Conhecido como “Sol da Meia-Noite”, o fenômeno acontece todos os anos em regiões acima do Círculo Polar Ártico. Em Utqiagvik — considerada a cidade mais ao norte dos Estados Unidos — o último pôr do sol ocorreu na madrugada do último domingo (10). Pouco mais de uma hora depois, o Sol voltou a aparecer no horizonte e permanecerá visível 24 horas por dia pelos próximos quase três meses.

O fenômeno ocorre por causa da inclinação de aproximadamente 23,5 graus do eixo da Terra. Durante o verão no Hemisfério Norte, o Polo Norte fica inclinado em direção ao Sol, fazendo com que áreas árticas recebam luz contínua mesmo durante a madrugada.

Apesar da claridade permanente, as temperaturas continuam baixas. Em julho, o mês mais “quente” do ano na região, as máximas médias em Utqiagvik costumam ficar abaixo dos 10°C. A cidade também registra neve até mesmo durante o verão.

Nas redes sociais, vídeos do fenômeno viralizaram ao mostrar o céu claro durante a madrugada. Usuários comentaram sobre a dificuldade para dormir sem escuridão e a sensação “surreal” de viver dias que parecem não terminar.

Mas o cenário muda completamente no fim do ano. Entre novembro e janeiro, Utqiagvik enfrenta o fenôeno oposto: cerca de 65 dias de escuridão quase total, período conhecido como “noite polar”.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Mundo

16 mar 2026

Uma cachorrinha desaparecida há dois anos foi reencontrada a cerca de 2,1 mil quilômetros de distância da casa onde vivia,

Mundo

16 mar 2026

Um homem da região de Victoria, na Austrália, quase perdeu um prêmio de 50 milhões de dólares australianos após apagar

Esportes, Mundo, Polícia

19 fev 2026

O governo do Marrocos está sendo acusado por organizações de defesa animal de planejar o abate de até 3 milhões

Mundo

22 jan 2026

Um menino de 12 anos foi atacado por um tubarão enquanto nadava em uma praia de Sydney, na Austrália. A

Mundo

16 jan 2026

Uma cachorra resgatada em Kansas City, nos Estados Unidos, chamou a atenção nas redes sociais após ser encontrada com quase

Mundo, Política

11 dez 2025

Um homem de 38 anos protagonizou uma cena digna de comédia natalina em Galatone, na Itália. Para fugir da polícia,

Anunciar ou recomendar matéria