Hortolândia assume carta compromisso para a edição 2026 do World Creativity Day

Hortolândia assume carta compromisso para a edição 2026 do World Creativity Day

Hortolândia será, mais uma vez, palco de um dos maiores movimentos globais de fomento à criatividade, inovação e desenvolvimento sustentável. O prefeito Zezé Gomes assinou, nesta quarta-feira (6 de agosto), a carta compromisso que garante a participação do município na edição 2026 do World Creativity Day (WCD) — Dia Mundial da Criatividade, considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com reconhecimento oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

A assinatura do documento foi feita no salão nobre do gabinete do prefeito, com a presença da líder voluntária do evento em Hortolândia, Márcia Araújo, e representantes da rede de apoiadores e patrocinadores que têm contribuído para consolidar o festival na cidade.

Para Zezé Gomes, a presença de Hortolândia no WCD é mais do que simbólica — é estratégica. “Hortolândia é uma cidade de empreendedores e a economia criativa é uma grande realidade por aqui. Valorizamos a cultura local, apoiamos nossos artistas e acreditamos na força das parcerias. Iniciativas como o World Creativity Day coroam essa nova fase que estamos vivendo. Unindo forças, é possível fazer muito mais”, destacou o prefeito.

O World Creativity Day acontece anualmente em mais de 100 cidades pelo mundo e tem como objetivo fomentar soluções criativas para os desafios sociais, econômicos e ambientais do planeta. 

Segundo a líder local do movimento, Márcia Araújo, o evento é uma ferramenta de transformação social e uma ponte entre a população e o conhecimento. “Acreditamos que Hortolândia tem todo o potencial para se destacar como uma cidade criativa, inovadora e preparada para os desafios do futuro. O evento deste ano foi super positivo e superou nossas expectativas. Nosso desejo é avançar com esse apoio da prefeitura e promover um lindo evento em 2026”, disse.

Ela também ressaltou que o World Creativity Day só é possível graças ao envolvimento da comunidade. “O festival é feito de forma colaborativa. Isso inclui os voluntários, aqueles que compartilham conhecimento por meio de oficinas e palestras, os anfitriões que cedem seus espaços gratuitamente, os apoiadores locais e os patrocinadores que ajudam com a estrutura. A assinatura da carta é uma chancela importante para que esse ciclo continue crescendo”, explicou Márcia.

Com a oficialização da carta compromisso, Hortolândia se une novamente a centenas de cidades ao redor do mundo que promovem a criatividade como motor de desenvolvimento. O reconhecimento pela ONU posiciona o município como referência em práticas sustentáveis, inovação social e valorização da diversidade cultural.

Além disso, o apoio institucional por parte da Prefeitura abre caminhos para que ações de educação criativa, inclusão digital, empreendedorismo e sustentabilidade ganhem força ao longo do ano. O fortalecimento da economia criativa se conecta diretamente aos objetivos estratégicos da gestão municipal, que vê na cultura, na juventude e na inovação uma rota para o crescimento equilibrado e participativo da cidade.

Para o prefeito Zezé, eventos como o WCD não são apenas celebrações pontuais, mas parte de uma política pública mais ampla de valorização do capital humano, inclusão produtiva e estímulo à cidadania criativa. “O futuro passa pela capacidade de pensar diferente, colaborar e inovar em rede. Com o engajamento de lideranças locais, Hortolândia consolida seu papel como protagonista de um movimento global que acredita que a criatividade é a chave para transformar o mundo”, finalizou o prefeito.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

21 out 2025

O Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana recebe neste sábado (25) e domingo (26), das 12h às 22h,

Cultura

21 out 2025

A Estação Cultura de Americana recebe neste domingo (26), a partir das 16h, a segunda edição do evento “Samba na

Cultura

20 out 2025

O Ponto de Cultura Associação Estação Quilombo promove, nas próximas terças-feiras (21 e 28), das 19h às 22h, a oficina

Cultura

13 out 2025

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe nesta quinta-feira (16), às 20h, o musical “Entre o Piche e a

Cultura

10 out 2025

O Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana recebe, nos dias 21 e 22 de novembro, a primeira edição

Cultura, Saúde

9 out 2025

O evento “Tributo à Vida”, promovido pelo Instituto Rosa do Bem, reuniu mais de 600 pessoas na noite de quarta-feira

Anunciar ou recomendar matéria