Mulher internada após uso de caneta emagrecedora desenvolveu síndrome de Guillain-Barré

Mulher está internada em coma grave após uso de caneta emagrecedora ilegal

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave. A nova informação atualiza o caso, noticiado anteriormente, que envolvia o uso do produto Lipoless, trazido ilegalmente do Paraguai e vendido como se fosse tirzepatida, substância presente no medicamento Mounjaro.

A síndrome de Guillain-Barré é uma condição autoimune em que o sistema imunológico passa a atacar os nervos periféricos. Os primeiros sintomas costumam incluir formigamento, dormência e fraqueza nas pernas, com progressão ascendente para os braços e, em situações mais graves, para os músculos responsáveis pela respiração. A doença pode evoluir rapidamente e exigir internação em unidade de terapia intensiva.

Embora a causa exata nem sempre seja identificada, a síndrome pode ser desencadeada por infecções, uso de medicamentos ou exposição a substâncias inadequadas. No caso da paciente, a suspeita é de que o uso da caneta emagrecedora sem procedência segura tenha contribuído para o desenvolvimento do quadro neurológico.

O tratamento da síndrome de Guillain-Barré é feito em ambiente hospitalar e pode incluir imunoglobulina intravenosa ou plasmaférese, além de suporte clínico e fisioterapia intensiva. A recuperação pode levar semanas ou meses, e alguns pacientes podem apresentar sequelas.

Especialistas alertam que o uso de medicamentos injetáveis sem registro na Anvisa e sem acompanhamento médico representa um risco elevado à saúde. O caso reforça o alerta para os perigos das chamadas canetas emagrecedoras vendidas de forma clandestina, especialmente quando associadas a promessas rápidas de perda de peso.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

5 mar 2026

Pesquisadores conseguiram curar o Diabetes Tipo 1 em ratos por meio de um método inovador de transplante duplo. O estudo

Saúde

3 mar 2026

O jogador de vôlei William Kerber, de 27 anos, tetraplégico desde um acidente de carro, voltou a mexer o braço

Saúde

3 mar 2026

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana recebeu nesta segunda-feira (2) uma manifestação espontânea de agradecimento que

Saúde

28 fev 2026

Departamento Regional de Saúde de Campinas registra cinco casos no ano; 11 ainda estão sob investigação e não há mortes

Saúde

27 fev 2026

O jovem Vinícius Brito, de 24 anos, voltou a apresentar movimentos nas pernas após receber tratamento com polilaminina. Ele compartilhou

Saúde

25 fev 2026

Um estudo conduzido pelo Instituto Wistar, nos Estados Unidos, trouxe resultados promissores no desenvolvimento de uma vacina experimental contra o

Anunciar ou recomendar matéria