Aeroporto de Americana recebe obras de infraestrutura e modernização

Aeroporto de Americana recebe obras de infraestrutura e modernização

O Aeroporto Municipal de Americana “Augusto de Oliveira Salvação” está recebendo obras de infraestrutura e modernização voltadas à ampliação da capacidade operacional do espaço. Os trabalhos tiveram início neste mês com os serviços de terraplanagem para o alargamento da pista de pouso e decolagem. Com a nova estrutura, o aeroporto passará a ter autorização para operar aeronaves da aviação geral até o código 2C, incluindo modelos ATR42.

O investimento estimado na primeira etapa é de R$ 16 milhões, provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos. A ordem de serviço foi assinada em 2025 pelo prefeito Chico Sardelli e pelo então ministro Silvio Costa Filho. Os recursos para a execução das obras foram intermediados pelo deputado federal Cezinha de Madureira, com indicação do vereador Levi Rossi.

No ano passado, foram desenvolvidos os projetos executivos e realizada a aprovação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A autorização para o início das obras foi emitida no final de abril deste ano.

“Americana dá um passo importante com o investimento na infraestrutura e modernização do Aeroporto Municipal, permitindo receber aeronaves de maior porte. Essa conquista representa, sem dúvida, um avanço para o desenvolvimento econômico da cidade e região. Agradecemos ao Ministério de Portos e Aeroportos, bem como ao deputado Cezinha e ao vereador Levi, pelo apoio e confiança em nosso trabalho e em nossa cidade e região”, disse o prefeito Chico Sardelli.

A primeira etapa das obras contempla o alargamento da pista de pouso e decolagem, recuperação da faixa de pista (taxiway) e do pátio de aeronaves, drenagem, implantação de áreas de segurança (RESAs), novo balizamento luminoso, sinalização horizontal e vertical, farol iluminado e biruta. Também será implantado o sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) nas duas cabeceiras, permitindo operações noturnas.

As obras serão executadas pelo Consórcio Aeroporto Americana, vencedor da licitação, formado pelas empresas Talude Construções S.A. e Converd Construção Civil Ltda. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana acompanha e fiscaliza a execução dos serviços.

“O Aeroporto está em uma localização estratégica e as obras de ampliação e modernização trarão muitos benefícios e apoio ao polo comercial, promovendo o desenvolvimento de toda a região”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 set 2026

Como parte do plano de expansão da rede, o Grupo São Vicente inaugura a primeira loja do Supermercados São Vicente

Cidades

13 set 2026

Equipes municipais permanecem mobilizadas diante da previsão de novas precipitações neste domingo e na segunda-feira A Prefeitura de Americana manteve,

Cidades

13 set 2026

Equipes aproveitam a trégua no tempo para remover lama, galhos e desobstruir bocas de lobo; previsão indica possibilidade de novas

Cidades

12 set 2026

Americana registrou acumulado de 54 milímetros de chuva nas últimas sete horas, volume considerado muito elevado para um período tão

Cidades

11 set 2026

Americana ocupa o primeiro lugar entre as cidades da Região do Polo Têxtil e a 39ª posição entre os 5.570

Cidades

10 set 2026

Jornal Americanense participou da visita realizada nesta quarta-feira (9), que apresentou aos convidados a estrutura e as atividades oferecidas a

Anunciar ou recomendar matéria