Americana inaugura República para Jovens nesta quinta-feira

Americana inaugura República para Jovens nesta quinta-feira

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), inaugura nesta quinta-feira (24), às 15h, o serviço de República para Jovens, destinado a pessoas de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. A unidade atenderá jovens com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e que não possuam meios para a própria subsistência. A inauguração contará com a presença da secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Andrezza Rosalém.

A implantação do serviço está sendo realizada por meio de convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O valor anual do cofinanciamento estadual para o serviço é de R$ 516.897,79.

O prefeito Chico Sardelli ressalta a importância da implementação do atendimento na cidade. “As políticas públicas de atendimento aos jovens são fundamentais para que possam trilhar com dignidade um novo caminho e tenham a oportunidade de construir um projeto de vida, vislumbrando um futuro melhor. Essa iniciativa garante acesso a direitos básicos para o desenvolvimento de seus potenciais, transformando o ciclo de vulnerabilidade em novas trajetórias e vida”, afirma o prefeito.

O serviço oferecerá proteção, apoio e moradia subsidiada a jovens egressos do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes que não tenham possibilidade de retorno à família de origem ou de colocação em família substituta. O atendimento também poderá ser destinado a outros jovens que necessitem do serviço.

“A gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi avança com mais um importante serviço implantado no município, voltado aos jovens que estão em processo de desligamento dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes por terem completado a maioridade. O objetivo é promover o acolhimento e proporcionar um local seguro e adequado para que eles possam continuar a desenvolver suas atividades, tenham autonomia e a oportunidade de construir uma nova história”, destaca a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

O atendimento incentivará e apoiará a construção e o fortalecimento de vínculos comunitários, a integração e a participação social dos jovens. O serviço será desenvolvido em sistema de autogestão ou cogestão, possibilitando a conquista gradual de autonomia e independência pelos moradores.

Uma equipe técnica de referência será designada para contribuir com a gestão coletiva da moradia, incluindo a administração financeira e o funcionamento do espaço, além de realizar o acompanhamento psicossocial dos usuários e os encaminhamentos para outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e das demais políticas públicas.

“O serviço de república seguirá, assim como outros equipamentos da rede socioassistencial, as normas de acessibilidade, visando promover a inclusão de pessoas com deficiência, sendo adaptado às demandas e necessidades específicas dos integrantes”, acrescenta a secretária Juliani.

A unidade terá capacidade para atender até seis jovens. O principal objetivo do serviço é garantir acolhimento e proteção integral.

Entre os objetivos específicos estão proteger os usuários, preservando suas condições de autonomia e independência; prepará-los para o alcance da autossustentação; promover o restabelecimento de vínculos comunitários, familiares e/ou sociais e o acesso à rede de políticas públicas; garantir a liberdade de crença e religião, além do respeito à diversidade e à não discriminação; e ofertar atendimento personalizado e individualizado.

O atendimento será realizado pela Associação de Assistência Fonte de Água Viva. O endereço da unidade não será divulgado para preservar a identidade dos jovens, promover sua inclusão na sociedade e garantir medidas de segurança.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 set 2026

Depois de uma sequência de dias de tempo instável, Americana deve ter uma mudança gradual nas condições meteorológicas ao longo

Cidades, Economia

21 set 2026

O Sebrae-SP abriu inscrições para levar, gratuitamente, 848 moradores da região de Piracicaba para visitar a Feira do Empreendedor 2026

Cidades

15 set 2026

Como parte do plano de expansão da rede, o Grupo São Vicente inaugura a primeira loja do Supermercados São Vicente

Cidades

13 set 2026

Equipes municipais permanecem mobilizadas diante da previsão de novas precipitações neste domingo e na segunda-feira A Prefeitura de Americana manteve,

Cidades

13 set 2026

Equipes aproveitam a trégua no tempo para remover lama, galhos e desobstruir bocas de lobo; previsão indica possibilidade de novas

Cidades

12 set 2026

Americana registrou acumulado de 54 milímetros de chuva nas últimas sete horas, volume considerado muito elevado para um período tão

Anunciar ou recomendar matéria