O lendário ator James Earl Jones faleceu nesta segunda-feira (9) aos 93 anos, em sua casa, cercado pela família. Ele foi uma presença icônica tanto no cinema quanto no teatro, sendo amplamente conhecido por dublar personagens memoráveis como Darth Vader, em Star Wars, e Mufasa, em O Rei Leão. Apesar de sua voz marcante ter sido reconhecida mundialmente, sua carreira foi muito além do trabalho de dublagem.
Nascido em 1931, Jones começou sua trajetória nas artes superando uma gagueira severa. Sua carreira decolou nos anos 60, quando interpretou personagens impactantes no teatro e no cinema. Um de seus primeiros grandes papéis foi no filme Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick. Ele também brilhou em produções como Conan, o Bárbaro (1982) e a comédia Um Príncipe em Nova York (1988). No teatro, sua interpretação em The Great White Hope lhe rendeu um Tony Award em 1969, seguido por outro Tony por Fences em 1987. Jones também foi premiado com Emmys, um Grammy e recebeu um Oscar Honorário em 2011.
Casado duas vezes, ele deixa um filho, Flynn Earl Jones, fruto de seu segundo casamento com Cecilia Hart, que faleceu em 2016.