Redação Jornal Americanense

Morre em Americana aos 78 anos Antonio Carlos Carvalho, compositor que lançou o Raça Negra

A Prefeitura de Americana declarou, nesta sexta-feira (1º), luto oficial no município, por três dias, pelo falecimento do cidadão emérito Antonio Carlos Carvalho, em razão dos relevantes serviços prestados como compositor e produtor musical e por ser pessoa de expressão pública. O Decreto Municipal nº13.347/2023 será publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

O velório é aberto ao público e está sendo realizado até as 14h30 no hall de entrada do Teatro Municipal “Lulu Benencase” (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol) e o sepultamento está marcado para as 15 horas no Cemitério da Saudade.


Biografia
Antonio Carlos Carvalho nasceu no município de Americana em 1945. Filho de João Antonio Carvalho e Maria do Carmo Carvalho. Casou-se com Thais Worschec com quem teve dois filhos, Rodrigo Antonio e Maria Leticia. Formou-se professor no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em São Paulo. Aos 17 anos de idade, deu início à sua carreira de jornalista no Jornal O Liberal. Três anos mais tarde, foi contratado pelas rádios Tupi e Difusora de São Paulo, onde atuou como radialista e jornalista por oito anos.

Paralelamente desenvolveu carreira de compositor musical, tendo mais de 100 músicas gravadas por vários artistas da Música Popular Brasileira, samba e sertanejo, como Tim Maia, Wilson Simonal, Rolando Boldrin, Fafá de Belém, Paula Toller, Originais do Samba, Raça Negra, Eliana de Lima, Leonardo e Chitãozinho e Xororó, entre outros.

Foi produtor e diretor artístico de várias gravadoras, como a Chantecler, Continental, Warner Brothers, Polygram e RGE, nas quais auxiliou na revelação e produção de artistas como Belchior, Almir Sater, Sylvio Brito, Amado Batista, Eduardo Gudin e outros.

Na década de 90, Carvalho ficou conhecido como o homem que criou a febre do pagode, quando lançou a banda Raça Negra, em uma época em que a música sertaneja dominava o mercado. Também foi pioneiro na onda do axé music, sendo premiado com vários discos de ouro, platina e diamante pelo sucesso de suas produções.

Carvalho conviveu e trabalhou com músicos como Elis Regina, João Gilberto, Gilberto Gil e Moraes Moreira, que fazem parte da história de nosso país. Teve fundamental contribuição para a cultura musical de nosso país, enaltecendo sempre o nome de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

25 abr 2025

O Juca Jazz, evento organizado por Juarez Godoy Arte e Cultura, chega em 2025 ao seu nono ano consecutivo e,

Cultura

23 abr 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, realiza o

Cultura

22 abr 2025

O Circuito Sesc de Artes 2025 estará em Americana, em 25 de maio, com diversas atrações culturais na Praça Vó

Cultura

22 abr 2025

Estão abertas as inscrições para interessados em se apresentar no I Encontro Entre Teclas, que será realizado no dia 3

Cultura

17 abr 2025

A escritora barbarense Rafaela Schendroski conquistou o primeiro lugar na categoria Crônica do Concurso Literário do CEAT (RJ), realizado para

Cultura

10 abr 2025

O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril,

Anunciar ou recomendar matéria