Saúde promove mutirão sobre planejamento familiar para moradores de assentamentos

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (30) um mutirão sobre planejamento familiar nos assentamentos Milton Santos e Roseli Nunes. A ação teve como objetivo orientar os moradores sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis na rede municipal.

Aproximadamente 40 pessoas receberam orientações e a equipe avaliou 15 moradores, dos quais nove foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos, sendo seis laqueaduras e três vasectomias.

A iniciativa é da ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Antônio Zanaga, em parceria com o setor de Planejamento Familiar (do Núcleo de Especialidades), setor de Vigilância de Promoção da Saúde e subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Americana.

Além das avaliações e encaminhamentos, a equipe de saúde também orientou os moradores sobre todos os métodos contraceptivos que estão disponíveis na rede municipal de saúde e distribuiu preservativos.

“É uma oportunidade que temos de levar às pessoas desses territórios ações específicas de saúde. Este mutirão foi para tratar do planejamento familiar, mas também promovemos outras ações, como a vacinação e outras campanhas de saúde pública”, explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Foi uma ação direcionada aos moradores desses assentamentos. A maioria deles têm dificuldades para acessar os equipamentos de saúde. Por isso decidimos levar as orientações e, assim, promover o acesso e ofertar os serviços”, afirmou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

24 out 2025

O Núcleo de Especialidades de Americana viveu uma manhã diferente e cheia de alegria com a visita dos cães terapeutas

Saúde

23 out 2025

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, passa a contar com um novo ambiente dedicado ao fortalecimento

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Anunciar ou recomendar matéria