É com grande satisfação que compartilho com vocês um programa inovador e essencial para nossa comunidade: o Projeto Polícia Militar na Escola por Meio do Esporte, que visa promover a aproximação entre a Polícia Militar e a Comunidade Escolar por meio do Esporte. Como comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Americana/SP, é uma honra liderar essa iniciativa em nossa região.
A Polícia Militar tem a missão constitucional de realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. No entanto, entendemos que nossa atuação vai além disso. Para garantir a segurança no ambiente escolar e no seu entorno, desenvolvemos ações por meio dos Programas de Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Além disso, promovemos atividades complementares, como reuniões de pais, campanhas educativas, formaturas cívicas, atividades desportivas, palestras e outras ações que visam aproximar a PMESP da comunidade escolar.
O Projeto de Aproximação por meio do Esporte, tem como objetivos promover o estreitamento das relações entre a Polícia Militar e a Comunidade Escolar, garantir a sensação de segurança aos profissionais, alunos e comunidade escolar e proporcionar a integração dos policiais militares, profissionais da educação, alunos e pais de alunos por meio do esporte promovendo valores como disciplina, respeito, família e patriotismo.
Para atingir esses objetivos, o projeto compreende várias etapas, desde a palestra inaugural até a cerimônia de encerramento com a entrega de certificados. Realizamos um campeonato de futebol de salão entre alunos, seguido por uma prática desportiva entre os alunos e policiais militares. O projeto visa alcançar o maior número de escolas e alunos possível, fortalecendo a interação e promovendo valores como civismo, disciplina e respeito. Em Americana, receberam o projeto a EE Dr. Heitor Penteado, Escola Monsenhor Magi, EE Professora Risoleta Lopes Aranha, EE Pref Antônio Zanaga, EE Prof. Ary Menegatto, EE Profa. Leny Apparecida Pagotto Boer e o SESI.
A escolha das escolas é feita com base em critérios como a incidência criminal no perímetro escolar e a demanda das direções das escolas. Cabe ressaltar que a participação das escolas no projeto é uma decisão discricionária de cada gestor escolar.
A Polícia Militar está comprometida em zelar pela segurança e bem-estar de todos. O Projeto de Aproximação por meio do Esporte é mais uma iniciativa que demonstra nossa dedicação em servir à sociedade e fortalecer os laços de confiança entre a PMESP e a comunidade que juramos proteger.
Artigo: tenente-coronel PM Adriano Daniel, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Americana. O oficial da PM é professor universitário, mestrado e bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Bacharel em Direito, Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal.