Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Brasileiros que escaparam para a Romênia chegam hoje ao Brasil

Jogadores brasileiros dos clubes ucranianos Shakhtar Donestky e Dínamo já desembarcaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, pela manhã, após saírem de Kiev, capital da Ucrânia

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou hoje (1) que o grupo restante de jogadores de futebol e seus familiares que deixou a Ucrânia por causa da ação militar da Rússia, retorna ao Brasil nesta terça. Segundo o Itamaraty, o grupo, que estava em Bucareste, capital da Romênia, volta em voo comercial.

Jogadores brasileiros dos clubes ucranianos Shakhtar Donestky e Dínamo já desembarcaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, pela manhã, após saírem de Kiev, capital da Ucrânia, no sábado (26), em direção à Romênia. Lá, eles foram recebidos por representantes da Embaixada do Brasil. 

“A Embaixada do Brasil na #Romênia prestou apoio a 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira com a Romênia. São jogadores de diversos times de futebol ucranianos”, informou o Itamaraty por meio de rede social.

O Itamaraty informou ainda que o transporte para Bucareste foi custeado pela União das Federações Europeias de Futebol (Uefa). De acordo com a pasta, um dos brasileiros que acompanhava o grupo pretende retornar à Ucrânia, “caso o conflito se encerre proximamente” e decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias.

“Um dos brasileiros que acompanhava o grupo, e que pretende retornar à Ucrânia, caso o conflito se encerre proximamente, decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias, tendo recebido apoio da embaixada em Bucareste para transporte e hospedagem”, disse o ministério.

A ofensiva russa na Ucrânia já atingiu a capital do país. Por conta disso, a Embaixada do Brasil lançou um comunicado aos brasileiros que ainda estão lá, recomendando que deixem Kiev “com urgência”, em direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou a fronteira norte da Moldávia.

A embaixada tem publicado no grupo do Telegram informações sobre horários de trens saindo de Kiev. Quem pretende deixar a capital tem que se dirigir à estação central da capital antes do início do toque de recolher às 20h.

Para os brasileiros que se encontram nas cidades de Kharkiv e Kherson, a recomendação é permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas.

A embaixada disse ainda para os que pretendem sair do país usando automóveis, que as rodovias que levam em direção à Polônia estão “relativamente seguras”.

“Aos brasileiros que se encontram em outras localidades do país, recomenda-se avaliar as condições pessoais de segurança e, caso seja possível, procurar embarcar em trem para a fronteira mais próxima, informando a embaixada de seu deslocamento”, recomenda a Embaixada do Brasil em Kiev.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

17 maio 2024

O feriado de Corpus Christi, este ano, cai no dia 30 de maio, quinta-feira. Bem próximo a São Paulo e

Brasil

16 maio 2024

Em uma vitória momentânea da Direita na Câmara dos Deputados, foi retirado de pauta nesta semana um Projeto de Lei

Brasil

7 maio 2024

Robinson Barreirinhas, o secretário da Receita Federal, declarou durante sua participação no evento “A reforma tributária e a indústria”, que

Brasil, Economia

2 maio 2024

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou no dia 24 de abril mais uma redução dos tetos de juros

Brasil

23 abr 2024

Nas últimas semanas foi observada uma divulgação crescente de anúncios, que chegou a envolver até mesmo celebridades, sobre o Salário

Brasil

23 abr 2024

O tutor de um cão da raça golden retriever, João Fantazzini, está inconsolável após a trágica morte de seu amado