Redação Jornal Americanense

Capivara Filó é devolvida a Agenor e recebida com buzinaços e muita comoção no Amazonas

Após uma intensa comoção pública nos últimos dias, a capivara Filó finalmente foi devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá em guarda provisória. A decisão foi tomada pela Justiça, que deliberou que o animal ficará com Agenor até que o processo judicial seja concluído. Filó foi recebida com grande alegria no Amazonas, com buzinaços e até mesmo a presença do “Batman” local.

O juiz responsável pelo caso, Márcio André Lopes Cavalcante, afirmou que a decisão foi motivada pelo princípio de que não é “Filó que mora na casa de Agenor”, mas sim ele próprio que vive na floresta. Agenor deverá informar periodicamente as condições de saúde da capivara.

O caso ganhou destaque depois que Agenor foi multado pelo Ibama em mais de R$17 mil por abrigar uma capivara em sua residência. A denúncia incluía suspeitas de abuso, maus-tratos e exploração animal. O Ibama havia sugerido que Agenor libertasse Filó na região de Autazes, mas o influenciador se recusou a fazê-lo, acreditando que a capivara poderia ser alvo de caçadores.

A rotina diária de Agenor e Filó se tornou viral nas redes sociais, com o influenciador compartilhando trechos da sua convivência com a capivara e outros animais. O Ibama enfatizou que “animal silvestre não é pet” e que manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira.

O caso ganhou tanta repercussão que a ativista Luisa Mell foi cobrada nas redes por acusações de que ela teria realizado a denúncia. Mell se defendeu: “Estou sendo massacrada por algo que não fiz […] tem pessoas se aproveitando desse momento para me dar uma facada nas costas”, publicou.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

21 fev 2024

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei que acaba com a “saidinha”, saídas temporárias de presos em

Brasil

31 jan 2024

Eleitoras e eleitores têm até 8 de maio, menos de quatro meses, para tirar a primeira via do título ou

Brasil

11 jan 2024

Na última semana, uma notícia surpreendente agitou os corredores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Luan Gama, um garoto

Brasil

14 out 2023

Neste sábado (14) um fenômeno astronômico único e fascinante irá encantar os brasileiros: um eclipse parcial do Sol. Para proporcionar

Brasil

10 out 2023

Nesta terça-feira (10) o primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) aterrissou em Israel para resgatar cerca de 210 passageiros

Brasil

26 set 2023

Como torcedor do São Paulo não poderia estar mais feliz com o campeonato inédito conquistado, mas por mais que eu