Inverno começa nesta terça e região Sudeste deverá ter temperatura acima da média

A respeito de chuvas, no entanto, o Sudeste pode ter níveis ligeiramente abaixo da média

Período mais frio do ano, o inverno começa hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. A estação termina em 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília). 

Oposto ao El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

Além de mais chuvas, o Inmet prevê que a Região Norte terá temperaturas mais elevadas. As exceções são o sul do Pará e de Tocantins, onde o clima mais quente deve ser acompanhado de chuvas abaixo da média, o que aumenta as chances de incêndios florestais no sul da Amazônia.   

Na região Centro-Oeste, massas de ar seco e quente também devem favorecer incêndios florestais principalmente nos meses de agosto e setembro. O inverno deve intensificar o período seco, e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%, e picos mínimos abaixo de 20%.

Tempo seco

O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul, além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto. O oeste desses três estados, porém, pode ter chuvas acima da média, e o norte do Paraná deve ter um inverno mais quente que o de costume.

No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, enquanto no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média. O La Niña também deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média em grande parte da região.

O Sudeste pode ter chuvas ligeiramente abaixo da média, mas a passagem de frentes frias deve continuar a causar chuvas no litoral. Sobre a temperatura, a previsão é que permaneça acima da média, mas massas de ar polar podem determinar a formação de geadas em regiões de altitudes elevadas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

12 jan 2026

Um eclipse lunar total está previsto para ocorrer no dia 3 de março. Durante o fenômeno, a Lua atravessará completamente

Brasil

19 dez 2025

A Embraer divulgou o protótipo do carro voador desenvolvido pela empresa, que realizou seu primeiro voo nesta sexta-feira (19), em

Brasil, Polícia

27 nov 2025

A rede de fast food Burger King foi condenada a indenizar uma ex-funcionária após impedi-la de levar comida de casa

Brasil

24 nov 2025

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (22) provocaram alagamentos, danos em residências e deixaram moradores desalojados em

Brasil

5 nov 2025

O Brasil tem mais de 34 mil pessoas entre 10 e 14 anos vivendo em algum tipo de união conjugal,

Brasil

29 out 2025

O que era apenas um mal-estar terminou com uma das histórias mais surpreendentes do ano. A estudante Annalice Nascimento de

Anunciar ou recomendar matéria