Redação Jornal Americanense

Advogada de paciente com câncer acusa Dr. Daniel de se promover; ‘Ele não fez nada!’

Justiça determinou transferência de paciente com câncer grave após ação de Lyriam Simioni e advogada desmente participação do vereador e da esposa no processo e os acusa de tentar se promover politicamente

Em mais uma confusão nesta semana, o vereador americanense Dr. Daniel Cardoso (PDT) vem sendo acusado por uma advogada de falsamente se promover politicamente em uma causa pela qual não trabalhou.

Trata-se do caso de um paciente com quadro grave de câncer internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi que ganhou notoriedade depois de ter sido o suposto pivô da confusão em que o parlamentar e a esposa, Adriana Cardoso, se envolveram nesta semana.

O rapaz está internado desde o início de dezembro e atualmente convive com muitas dores e vem recebendo tratamento com morfina. O caso vem se agravando e, não podendo ser operado no HM (que não é referenciado para este tipo de cirurgia), depende de uma vaga em unidades especializadas.

Na última terça-feira à noite, após ação movida pela advogada Lyriam Simioni, a Justiça tomou decisão que obriga prefeitura de Americana e Estado a disponibilizarem, em 48 horas, uma vaga para o rapaz em unidade de referência em câncer, para que finalmente possa receber o tratamento necessário.

Daniel e Adriana, no entanto, utilizaram a internet para divulgar a informação de que eles, em conjunto com uma outra advogada, teriam sido os verdadeiros “responsáveis” pela decisão de transferência do paciente. Lyriam, que conta ter atuado sozinha durante todo o processo, tendo sido apoiada apenas por familiares do paciente, desmente Daniel.

Em entrevista exclusiva ao JA realizada na manhã desta quinta-feira (6), ela se disse “revoltada” com a situação. “Quando a liminar saiu, apareceu um monte de gente querendo troféu. Eu peguei meu carrinho, fui bater na porta dos médicos, fui no hospital. Quem gastou sola de sapato e tempo de correr atrás de tudo fui eu. Ele não fez! Nem ele nem a Adriana. Só fizeram barraco. Eu detesto barraco.”

Lyriam contou que foi necessário montar uma ação de mais de 160 páginas descrevendo a doença, a necessidade de uma transferência e um relato do histórico do paciente, que corre sérios riscos de agravamento. Ao longo do processo, ela contou ter contato quase diário com servidores do hospital e sua coordenação, e chegou a se reunir até mesmo com o prefeito para buscar solucionar a situação. Por se tratar de um paciente de origem humilde, ela contou que realizava até mesmo intermédio com a equipe de enfermagem que cuidava dele.

O surgimento de Daniel na história, disse ela, só ocorreu depois de consolidada a liminar, considerada uma vitória por todos. “Agora que eu consegui a liminar tem gente que está querendo se aparecer e levar o mérito em cima do meu nome, só que eu não tenho cunho político com ninguém. Hoje já houve uma publicação da minha decisão junto com o nome do Daniel (em um outro veículo de imprensa), eu não o conheço, não quero saber de rolo (…) então eu não quero meu nome envolvido com eles.”

Ela relatou ainda que uma outra profissional teria entrado na Justiça depois dela com o mesmo tema, mas que o juiz do caso entendeu não ser possível julgar a segunda ação, uma vez que a iniciativa havia sido tomada por Lyriam. “Faz quatro meses que ele (o paciente) está com esse problema e não teve um santo para ajudá-lo, não apareceu um vereador, e depois que eu consegui, agora tem gente querendo se promover em cima do meu nome. Que coisa feia se promover em gente que está doente. Estou pensando em representá-la junto à OAB.”

A advogada disse ainda que avalia a possibilidade de entrar com uma ação contra o próprio Daniel e Adriana, caso continuem fazendo o que ela considera autopromoção com a ação judicial. “Não precisava ficar fazendo escândalo, chegar às vias de fato dentro do hospital com uma pessoa doente, o que é isso? Se ela (Adriana) tem um problema com a direção, resolve o problema dela na Justiça, não usa o paciente pra isso. O estado dele é grave, ele está com um câncer maligno, a gente não sabe se ele vai voltar a mastigar na vida dele”, disse.

“Fiz tudo sozinha, ninguém me ajudou, eu escaneei tudo sozinha, não teve um filho de Deus que me ajudou e agora essas pessoas estão usando a minha ação social para se promover politicamente. Estou muito revoltada com isso. Se ele ficar usando meu nome, eu vou processá-lo. De uma ação social, não pode virar virar uma promoção política, eu não aceito”, concluiu.

A Prefeitura de Americana informou, em nota, que o paciente encontrava-se com agendamento para o dia 11 de janeiro por meio do Cross, órgão regulador de vagas no Estado. Após a Liminar, o órgão foi notificado a buscar a transferência do paciente dentro do prazo estabelecido pela Justiça.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 abr 2024

Santa Bárbara está prestes a ganhar um novo centro comercial e gastronômico que promete encantar moradores e visitantes. Nas próximas

Cidades

18 abr 2024

O mistério que envolvia o Americana Mall finalmente chegou ao fim. Depois de muita expectativa, o shopping de Americana tem

Cidades

18 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (18) a revitalização de mais 10 praças em Americana. Com recursos próprios da

Cidades

18 abr 2024

Maristela Bellini Furlan Vilela, moradora de 44 anos do bairro Residencial Furlan, está desaparecida desde terça (16). Segundo relatos, a

Cidades

17 abr 2024

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma uma modernização desde 2017, a fim de ofertar um ensino

Cidades

17 abr 2024

Ofertando mais opções de compras e lazer, além de incentivar o trabalhador local, a Prefeitura de Sumaré implantou as feiras