“O fornecimento de alimentos orgânicos é mais um componente no leque de intervenções que administradores públicos podem fazer para melhorar a qualidade da Educação e o prefeito Chico Sardelli foi sensível a esta oportunidade de oferecer a melhor alimentação aos nossos alunos”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini
Abobrinha, alface, chicória, cheiro-verde, couve, banana prata e tomate cereja – tudo orgânico! Estes foram os alimentos sem agrotóxicos inseridos na alimentação dos alunos da rede de Educação de Americana desde o dia 05, quando chegou às escolas a primeira remessa de legumes, verduras e frutas provenientes da Agricultura Familiar. Foram entregues 1.009 quilos de comida saudável, diretamente para as escolas e dali, para a merenda dos estudantes.
O trabalho é minucioso para que os alimentos fresquinhos cheguem até os alunos. Toda terça-feira, os produtores passam as quantidades de alimentos da Agricultura Familiar que podem ser entregues na próxima semana. A nutricionista da Secretaria de Educação, Isabele Serimarco Sabadin, monta o pedido para a Merenda Escolar com base nestas quantidades e encaminha a solicitação aos fornecedores de alimentos orgânicos e convencionais.
A entrega é feita quinzenalmente pelos próprios prestadores de serviço nas Creches, Casas da Criança, Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Integrados de Educação Pública (Cieps). E nenhum aluno da rede fica sem qualquer alimento: no caso de a Agricultura Familiar não dispor de algum item em quantidade suficiente para todas as unidades, então outro fornecedor é acionado para a entrega dos alimentos, seguindo o cardápio preparado pela Seduc.
“É uma grande alegria para nós a inserção da Agricultura Familiar no cardápio escolar. O fornecimento de alimentos orgânicos é mais um componente no leque de intervenções que administradores públicos podem fazer para melhorar a qualidade da Educação e o prefeito Chico Sardelli foi sensível a esta oportunidade de oferecer a melhor alimentação aos nossos alunos”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
Os contratos celebrados entre a Secretaria de Educação e os fornecedores da Agricultura Familiar somam R$ 801,8 mil e podem ser executados em um período de 12 meses, a contar de agosto deste ano. Os alimentos sem agrotóxicos são provenientes do plantio do Assentamento Milton Santos, localizado no Pós-Anhanguera, e da Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica de Americana (Cooperacra), instalada no Jardim Thelja.