A equipe da unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Antônio Zanaga concluiu, nesta terça-feira (26), a série anual de encontros do projeto intitulado “Papo de Garotas”, em parceria com a Escola Estadual Professora Clarice Costa Conti, no mesmo bairro. O projeto, voltado às alunas do ensino médio com 15 anos de idade ou mais, teve início em março deste ano. O objetivo é promover a escuta, reflexão e acolhimento das menores sob temas relevantes da adolescência.
Ao longo do ano foram sete encontros programados na escola, onde houve roda de conversa para a discussão de temas como saúde mental, bullying, saúde sexual e prevenção, entre outros escolhidos pelas alunas.
O grupo é coordenado pela enfermeira Ana Paula Barbosa e pela psicóloga Sandy Diniz dos Santos, com o apoio dos agentes comunitários de saúde.
“Nós observamos que havia uma necessidade de termos um espaço para a troca de conhecimento, onde pudéssemos dialogar com as adolescentes de forma aberta e acolhedora. E nesse grupo a gente conseguiu manter um bom vínculo e orientá-las sobre diversos temas e, assim, promover a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, disse Ana Paula.
Os profissionais atuaram junto ao grupo com orientações sobre a prevenção de diversas doenças, para ajudar a identificar e abordar questões antes que se tornem mais complexas, fortalecendo a saúde e o bem-estar como um todo.
Para Sandy, iniciativas como essa mostram como a educação e a saúde caminham juntas na construção de um futuro mais saudável e consciente.
“Foi extremamente enriquecedor para elas compartilharem suas experiências, expressarem suas emoções e desenvolverem habilidades para lidar com os desafios dessa fase da vida. Com leveza e responsabilidade, nós conseguimos trazer temas sérios e importantes, e foi muito gratificante perceber o envolvimento das adolescentes no projeto e a evolução delas”, destacou a psicóloga.