Redação Jornal Americanense

Alunos da rede de educação de Americana terão aulas de robótica em salas hiper tecnológicas

Alunos do Ensino Fundamental da rede de Educação de Americana vão trabalhar conceitos de robótica, mecânica e computação com a instalação de 11 salas maker nas escolas. Os espaços terão equipamentos tecnológicos, como impressora 3D e cortadora a laser, para a oferta de um processo de ensino-aprendizagem moderno na rede municipal. 

Serão beneficiadas 164 turmas dos anos iniciais e 59 dos anos finais do Ensino Fundamental. Eles terão aulas em salas com impressora 3D, cortadora a laser, plotter de recorte, além de televisores do tipo Smart TV e kits de robótica educacional, compostos por placas, cabos, adaptadores, sensores, resistores e outros itens necessários para o trabalho pedagógico.

“O projeto Sala Maker – Criar e Aprender é uma das mais importantes ações para a Educação desenvolvidas na Administração do prefeito Chico Sardelli. As salas maker vão proporcionar a 6,8 mil alunos a oportunidade de aprender na prática e de forma concreta conceitos de matemática, geometria e ciências. Os estudantes vão experienciar a produção manual aliada à tecnologia, para aprender fazendo”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

As salas maker pretendem revolucionar a maneira de ensinar. Os alunos do Ensino Fundamental vão exercitar o trabalho em equipe, a criatividade e a tomada de decisões ao transformar o conteúdo aprendido em sala de aula em projetos concretos, trabalhando conceitos de mecânica, robótica e computação.

As atividades nas salas maker acontecerão semanalmente, com duração de uma hora aula para cada turma, distribuídas no horário regular das aulas. Os alunos receberão material didático e educacional maker (impresso e digital), com atividades e conteúdos relacionados à Educação Maker.

O projeto contempla ainda o fornecimento de material de consumo e de profissionais para as funções de monitor, coordenador técnico e orientador pedagógico de sala marker, uma capacitação com 80 horas de duração para 11 professores que vão atuar nas salas e a capacitação de 480 professores, diretores e pedagogos para preparar o corpo docente para assumir papel de mediador num processo de ensino aprendizagem moderno e tecnológico.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 out 2024

O Tivoli Shopping realiza no dia 30 de outubro a Feira de Empregos, um evento dedicado a conectar candidatos a

Cidades, Política

14 out 2024

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), protocolou na secretaria da Casa uma indicação sugerindo a

Cidades

14 out 2024

Desde o último dia 10 de outubro de 2024, os cidadãos de Nova Odessa contam com um novo sistema online

Cidades

14 out 2024

A construção da nova represa de Santa Bárbara d’Oeste está na reta final, com as estruturas da barragem (gabião e

Cidades

11 out 2024

O Dia do Cabelo Maluco reinou na programação das escolas da rede municipal de Educação de Americana e foi, de

Cidades

9 out 2024

Menos de 24h. Esse foi o tempo que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) levou para deferir o pedido