A Prefeitura de Americana abriu licitação para contratar a empresa que vai construir um empreendimento habitacional a preço social no Jardim da Balsa 2. O espaço permitirá o acesso à moradia para famílias com renda total de até três salários mínimos. Serão construídos no mínimo 390 apartamentos, na Rua Rio Jari. O edital de abertura do processo licitatório foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (25).
A área para construção dos imóveis será doada pela Prefeitura. Os governos estadual e federal fornecerão subsídios dos programas Casa Paulista – Modalidade Preço Social e Minha Casa Minha Vida para que as famílias adquiram as unidades. Os apartamentos terão cerca de 50 metros quadrados, com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Uma reserva de 30% dos imóveis será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Americana também está avançando no desenvolvimento habitacional com o novo empreendimento de interesse social, garantindo moradias para as famílias de baixa renda. Buscamos, entre os programas, a modalidade Preço Social justamente para poder viabilizar este projeto no atendimento desta demanda do município, para que possamos oferecer condições dignas de moradias à população, num esforço em conjunto da Secretaria de Habitação, do secretário Luiz Cezaretto e toda a equipe da prefeitura”, diz o prefeito de Americana, Chico Sardelli.
“É, sem dúvida, uma conquista para Americana poder viabilizar este projeto habitacional de interesse social, beneficiando as famílias que mais precisam. Estamos buscando mais qualidade de vida à população e essa é mais uma ação importante para promover a garantia da moradia e o bem-estar das famílias”, ressalta o vice-prefeito Odir Demarchi.
“Serão no mínimo 390 unidades habitacionais de apartamentos, vendidos ao preço social de R$140.000,00, através do Casa Paulista. A Prefeitura entra com o terreno, o Estado com subsídio de até R$ 40 mil reais, dependendo da renda familiar, além do subsídio federal. As inscrições serão feitas no site do Casa Paulista, com a destinação realizada através de sorteio, tudo acompanhado e divulgado através da Secretaria de Habitação municipal. É uma conquista para Americana e para as famílias que mais precisam”, explica o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Cezaretto.
Ele reforça que a oferta dos imóveis será destinada a uma lista de interessados vinculada ao Estado, não ao cadastro do município. A escolha destas famílias será mediante sorteio ordenatório, em evento público. Mais detalhes podem ser consultados no site www.casapaulista.sp.gov.br.
Edital
O edital de abertura de licitação, modalidade Concorrência Pública nº 001/2023, publicado no DOM desta quarta-feira (25), objeto “Alienação de imóvel público municipal para produção de unidades habitacionais por meio de incorporação imobiliária”, pode ser retirado pelas empresas interessadas a partir de 30 de outubro até 28 de novembro, na Unidade de Suprimentos, das 9h às 16h, ou no site www.americana.sp.gov.br.