A Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Gestão de Convênios, busca a classificação junto ao Estado de SP como Município de Interesse Turístico.
A secretária municipal da Sectur, Marcia Gonzaga Faria, e o secretário adjunto de Gestão de Convênios, Thiago Guimarães, estiveram, nesta terça-feira (6), em São Paulo, na Secretaria do Estado de Turismo para tratativas sobre o processo de classificação, que será apresentado por meio de projeto de lei de autoria do deputado Mauro Bragato. Marcia e Guimarães foram recebidos pelo deputado em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e, na sequência, visitaram os gabinetes dos deputados Alex Madureira e Rafa Zimbaldi em busca de recursos, por meio de emendas parlamentares, para projetos da pasta.
“Sob a gestão do prefeito Chico Sardelli, Americana tem se fortalecido no incentivo ao turismo, com a promoção de grandes eventos culturais que atraem moradores de toda a região. A pedido do prefeito Chico Sardelli, Thiago e eu estamos em busca da classificação para alavancar ainda mais esse trabalho”, declarou a secretária Marcia Gonzaga Faria.
Ela citou o sucesso da Rota Cervejeira 2023, o anúncio de um calendário semestral de eventos culturais e gastronômicos, e a adesão massiva do público ao projeto “EnCantos e Luzes de Natal” e à programação de aniversário de Americana, encerrada com show do cantor Dudu Nobre, em comemoração aos 147 anos da cidade, entre os eventos de destaque dos últimos meses.
O Estado de São Paulo é composto por 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. A classificação como Município de Interesse Turístico fortalece o desenvolvimento das regiões, viabilizando investimentos em infraestrutura e para o desenvolvimento turístico e fomentando a economia local.