Americana terá capacitação paralímpica gratuita em dezembro

Formação do Governo de SP promove prática dos esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência

A partir desta terça-feira (3), o Governo de São Paulo disponibilizará o curso gratuito do Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Americana. A formação, destinada a profissionais de educação física, ocorrerá entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Sesi Americana.

O projeto, que na edição anterior esteve em Cajamar, é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. Estão abertas 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações).

Durante os quatro dias de curso, os participantes receberão treinamento técnico, teórico e prático em paradesporto em oito modalidades, divididas em duas grades distintas, permitindo ao inscrito escolher conforme sua preferência. Os profissionais capacitados poderão impactar mais de 15,6 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 6,6% da população do município da região de Campinas.

Para o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, “garantir a integração de pessoas com deficiência nos esportes, em especial nas escolas, é de extrema importância não só como forma de investir no interesse dos jovens pelo paradesporto, mas também na inclusão”.

Interessados podem se inscrever aqui ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas, a depender da disponibilidade. Os participantes serão certificados no final da qualificação.

Serviço

Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Americana

Inscrições no site

Data: 03/12 a 06/12

Local: SESI Americana – Av. Bandeirantes, 1000 – Chácara Machadinho – Americana – SP

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 8,3 mil profissionais de educação física em mais de 82 etapas pelo Estado de São Paulo. Só em 2023, foram 3,8 mil. Este ano, Americana será o 35º destino da capacitação.

Próximo destino:

São José do Rio Pardo – 10/12 a 13/12

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

2 mar 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), inicia nesta segunda-feira (2), às 19h30,

Cidades

2 mar 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, divulgou

Cidades

2 mar 2026

A semana começa com tempo firme e variação de nuvens em Americana. A previsão indica dias de sol entre nuvens,

Cidades

27 fev 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana), em parceria com a Faculdade de Americana (FAM), realizou uma

Cidades

19 fev 2026

Um gesto de gratidão e reconhecimento emocionou a internet após um empresário presentear um funcionário com um carro 0 km.

Cidades

19 fev 2026

Um eclipse lunar total deverá proporcionar o fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” na manhã do dia 3 de março.

Anunciar ou recomendar matéria