Redação Jornal Americanense

Americana é a 30ª cidade mais feliz do Brasil com base em critérios da ONU

Americana cidade mais feliz

Americana conquistou a 30ª colocação no ranking das cidades mais felizes do Brasil, conforme levantamento elaborado pela Revista Bula com base no modelo do Relatório Mundial da Felicidade, publicado anualmente pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além do prestígio nacional, a cidade também está entre as mais bem colocadas do estado de São Paulo, na 14ª posição.

O estudo adaptou à realidade brasileira os critérios que determinam a qualidade de vida nos principais países do mundo, com o objetivo de identificar os municípios com os melhores indicadores sociais e revelar os locais onde as pessoas vivem com mais satisfação, segurança e equilíbrio.

“Essa conquista é motivo de muito orgulho para todos nós. Estar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil e como a 14ª no estado mostra que Americana está no caminho certo. Essa colocação reflete o trabalho que temos feito com seriedade, investindo na qualidade de vida das pessoas, na infraestrutura urbana, na saúde, na educação, na segurança e em todas as áreas. É gratificante ver que os avanços da nossa cidade estão sendo reconhecidos a nível nacional”, celebra o prefeito Chico Sardelli.

O ranking foi elaborado através de uma metodologia analítica que combinou dados objetivos com aspectos subjetivos de bem-estar. As seis variáveis centrais do Relatório Mundial da Felicidade da ONU (PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepção de corrupção) foram adaptadas para o contexto brasileiro com o suporte de dados do IBGE, do Atlas Brasil, da PNAD Contínua, do Ministério da Saúde e de pesquisas de opinião como a Consulta de Bem-Estar Municipal (CBEM).

Além disso, foram considerados também indicadores do Índice de Progresso Social Brasil (IPS), do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Connected Smart Cities e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A revista atribuiu nota 7,04 a Americana, destacando a tradição têxtil e o desenvolvimento industrial do município. “A cidade investe em infraestrutura urbana e qualidade de vida, com destaque para áreas verdes e espaços culturais. Com uma economia diversificada e serviços públicos eficientes, Americana oferece um ambiente urbano equilibrado e acolhedor”, aponta.

O levantamento avaliou aspectos como qualidade da saúde pública (cobertura de atenção básica, leitos hospitalares por habitante), desempenho educacional (IDEB, taxa de alfabetização), segurança (homicídios por 100 mil habitantes), sustentabilidade ambiental (saneamento, coleta seletiva, áreas verdes), mobilidade urbana, participação cívica e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Fundada em 1998, a Revista Bula é a publicação cultural mais antiga do Brasil em atividade contínua. O estudo está disponível no site.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

8 maio 2025

Americana é o município com o melhor desenvolvimento socioeconômico da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e a 5ª cidade mais

Cidades

7 maio 2025

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana recebeu do Zoológico de Itatiba quatro espécimes de mangusto-listrado

Cidades

7 maio 2025

 rede de supermercados Delta arrematou, nesta segunda-feira (5), uma parte do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) por

Cidades

6 maio 2025

A FAM – Faculdade de Americana – está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025. Esta é a

Cidades

5 maio 2025

Eviene de Oliveira, de 50 anos, moradora de Santa Bárbara d’Oeste, morreu afogada neste sábado (3) na Praia de Ipanema,

Cidades

3 maio 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Americana tem 227 vagas de emprego disponíveis. Os interessados devem acessar o

Anunciar ou recomendar matéria